May 24, 2023

Gostava que alguém me explicasse como se tivesse três anos




Não há como negar que o desempenho da economia portuguesa, no primeiro trimestre do ano, foi surpreendente. E muito positivo. Apoiado, sobretudo, nas exportações de serviços, mas também nos bens transacionáveis, o PIB cresceu 2,5% face ao período homólogo, levando o FMI a apresentar uma previsão bastante mais otimista para o resto do ano (2,6%), do que aquela que havia lançado há cerca de um mês.
Nuno Botelho in JN

------------------

Fui à Pordata ver onde é que a economia está a portar-se bem. Como se vê, é no turismo e um bocadinho nos minérios e metais. O resto está mais ou menos na mesma. O grosso é o turismo. Eu percebo pouco de economia mas parece-me que dizer que a economia vai muito bem, é enganador. Sobretudo, se queremos uma economia sustentável. 
Mesmo que a onda do turismo se aguente mais 10 anos, por exemplo, como não aproveitamos esta entrada de capital para melhorar as outras áreas e fazer as reformas necessárias, daqui a dez anos regredimos à estaca zero.
Esta onda de turismo não foi pensada nem projectada, foi um conjunto de circunstâncias extraordinárias que se transformou em sorte para o governo de Costa e que, de resto, ele faz os possíveis por destruir. 
Foi uma consequência do crescimento do terrorismo e depois da covid e da guerra que fez os europeus, sobretudo, viajarem dentro do espaço europeu, por segurança. Ora, dentro desse espaço, nós somos dos países mais baratos.
Costa não fez e não faz nada a favor do turismo: a TAP está como sabemos e o sector do turismo tem uma dramática falta de pessoal por conta dos governos serem um impedimento à vida dos jovens em geral. 
A exportação de pessoas não aparece nesta tabela da Pordata, mas deve ter um valor acima de todas as outras exportações. Os serviços públicos estão sem pessoal: imagine-se turistas a terem que ir a um hospital durante as férias, sobretudo com filhos e perceberem que não há serviços de pediatria nos hospitais...
Portanto, percebo pouco de economia, é verdade, mas vejo que Portugal está pior posicionado na escala dos países europeus, o governo está à deriva e em negação inebriado que está com tanto dinheiro que circula nos gabinetes mas não sai deles para melhorar a vida dos portugueses que estão cada vez mais pobres, o governo nem sequer trabalha para consolidar o turismo... de maneira que pergunto: que economia é que corre bem? 
Isto de dizer que a economia corre bem porque o turismo corre bem é o mesmo que dizer, 'os resultados escolares dos alunos subiram surpreendentemente e depois vamos ver e percebemos que são apenas os resultados da área de biologia'. Ok, óptimo para a biologia mas e os outros, das outras áreas? 
É que, tão surpreendente foi o boom do turismo como vai ser, quando chegar, o boom do fim do turismo. E nessa altura, que economia temos? A de exportar alunos que sabem nada mas têm certificados de sucesso para a indústria europeia?
Gostava que alguém me explicasse como se tivesse três anos.







No comments:

Post a Comment