May 20, 2023

Back to bees (Uma história de abelhas)

 


As Abelhas de Barberini 

A família Barberini era uma família aristocrática romana, originária de Barberino, no vale do Else. Mais tarde, estabeleceram-se em Florença, primeiro e depois em Roma, onde se tornaram enormemente ricos e poderosos. O seu poder e influência em Roma atingiu o auge com a eleição do Cardeal Maffeo Barberini como Papa Urbano VIII, em 1623. 
A família tinha um brasão que incluía três abelhas sobre um fundo azul, ao lado de uma tiara papal e das chaves de S. João. 
As abelhas, que significam a imortalidade e a ressurreição, eram emblemas reais dos Merovíngios, reavivados por Napoleão. Simbolizam o amor pela família e glorificam o altruísmo. 

 
O longo pontificado de duas décadas do novo papa Barberini - um apaixonado mecenas das artes - foi marcado por triunfos eclesiásticos, diplomáticos e culturais.

Abelhas no Palácio Barberini

O seu reinado foi também ensombrado pelo nepotismo e pela pilhagem de antigos monumentos romanos, o que levou à expressão Quod non fecerunt barbari, fecerunt Barberini (O que os bárbaros não fizeram, fizeram os Barberini).

Urbano VIII não se poupou a despesas com a decoração do novo palácio urbano da família, o Palazzo Barberini, concluído em 1633 e projectado, sucessivamente, por três grandes arquitectos: Carlo Maderno, Francesco Borromini e Gian Lorenzo Bernini.

Fonte das Abelhas - pormenor

Os palácios, igrejas e fontes dos Barberini foram todos adornados com o brasão de armas da família.

O Papa Urbano VIII encarregou Bernini de "estampar" as suas encomendas com o brasão da família, nomeadamente na base do dossel de Baldaquino na Basílica de São Pedro, alegadamente criado através da fusão do antigo tecto de bronze do pórtico do Panteão. A obra-prima de bronze na Basílica de São Pedro é 
da autoria de Bernini. Bernini era muito solicitado, sendo um dos principais artistas patrocinados pelos Barberini.

abelhas na base do dossel de Baldaquino da Basílica de São Pedro

Um pouco por todo o lado, em Roma, podem ver-se as abelhas centenárias que adornam os grandes monumentos da cidade.

As abelhas de Berberini na Basílica de Sta . Maria in Ara Coeli

Os visitantes do Palazzo Barberini - que alberga actualmente a colecção de Arte Antiga de Itália, incluindo obras-primas de Caravaggio e Rafael - poderão observar as abelhas da família esculpidas nos brasões e nas paredes do palácio. 


Algumas das abelhas de Berberini

Santi Luca e Martina - igreja

Panteão

Galeria dos Mapas no Museu do Vaticano

Igreja de Santa Maria in Aracoeli

Enfim, quando for a Roma tenha atenção às abelhas que podem ser símbolo de altruísmo pelo colectivo, mas que Berberini deixou espalhadas pela cidade à laia de leão que anda de sítio em sítio a marcar o seu território:









imagens da internet

No comments:

Post a Comment