(É, sobretudo, sobre a situação na Inglaterra mas transvasa-a. Não me apetece agora traduzir porque é muito extenso, mas deixo aqui o link - a argumentação do artigo não me convenceu, quer dizer, não se aplica a Portugal onde estamos em plena austeridade a prejudicar a classe média para engordar quem mais tem)
Have we reached peak inequality?
The gap between rich and poor is wider than it has been for a century. We think that change is impossible, but it may have already begun
By Danny Dorling(O fosso entre ricos e pobres tem vindo a crescer de forma constante nos últimos 50 anos. Será que as coisas poderão estar prestes a mudar? Há um século, da última vez que o fosso foi tão grande, tanto as desigualdades de rendimento como as de riqueza começaram a cair, numa tendência que continuou até aos anos setenta. Danny Dorling (geógrafo social) argumenta que pode - e deve - voltar a acontecer.
Uma sociedade desigual significa uma sociedade com maiores problemas de saúde. Tom Clark analisa a forma como a privação encurta vidas através da doença - e pergunta porque é que os nossos políticos não tratam um país doente. No podcast, a economista keynesiana Ann Pettifor e o antigo chefe do Tesouro Nick Macpherson debatem se o programa de austeridade que definiu grande parte da década de 2010 era verdadeiramente necessário.)
No comments:
Post a Comment