Um rapaz, neto de escravos, nasceu num bairro pobre de Nova Orleães, conhecido como o "Back of Town". O pai abandonou a família quando ele era ainda criança e a mãe tornou-se prostituta de modo que o rapaz e a sua irmã tiveram de ir viver com a avó.
Desde cedo mostrou ser dotado para a música e com outros três miúdos cantava nas ruas de Nova Orleães. Os seus primeiros ganhos foram moedas que lhes foram atiradas.
Uma família judia, de nome Karnofsky, que tinha emigrado da Lituânia para os EUA, teve pena do rapaz, tinha ele 7 anos e trouxe-o para a sua casa. De início davam-lhe 'trabalho' em casa, para o alimentar. Ali permaneceu e dormiu na casa desta família judia onde, pela primeira vez na sua vida, foi tratado com bondade e ternura.
Quando ia para a cama a Sra. Karnovsky cantava-lhe canções de embalar russas. Mais tarde, ele aprendeu a cantar e tocar várias canções russas e judaicas. Com o tempo, este rapaz tornou-se como um filho adoptivo desta família. Os Karnofskys deram-lhe dinheiro para comprar o seu primeiro instrumento musical, como era costume nas famílias judaicas. Admiraram sinceramente o seu talento musical. Quando se tornou músico e compositor profissional, o rapaz utilizou melodias judaicas em algumas das suas composições.
O jovem rapaz negro cresceu e escreveu um livro sobre esta família judaica que o tinha adoptado em 1907. Em memória desta família e até ao fim da sua vida, usou uma Estrela de David e dizia que nesta família tinha aprendido "como viver realmente e com determinação".
É provável que reconheça o seu nome. Este pequeno rapaz chamava-se Louis "Satchmo" Armstrong. Louis Armstrong falava fluentemente e com orgulhosamente o Yiddish e "Satchmo" é Yiddish para "bochechas grandes, uma alcunha que alguns dizem que lhe foi dada pela Sra. Karnofsky!
Estava a ouvir What a Wonderful World cantado por Louis Armstrong e quis partilhar a história. 💕💕💕
Act Biggy
The great satchmo.
No comments:
Post a Comment