February 19, 2023

Textos intemporais para saborear aos pedaços - Kant, Uma Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo?




1. O iluminismo é a emergência do homem da sua imaturidade auto-imposta. A menoridade é a incapacidade de usar o seu entendimento sem orientação de outrem  Esta menoridade  é auto-imposta, quando a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de determinação e coragem para a utilizar sem orientação de outrem. Sapere Aude "Tem a coragem de usar o teu próprio entendimento" - esse é o lema do Iluminismo.

2. Preguiça e cobardia são as razões pelas quais uma porção tão grande de homens, muito depois da natureza os ter libertado da orientação alheia (natura-liter maiorennes), continuem, no entanto, de bom grado, menores durante toda a vida e porque é tão fácil para os outros estabelecerem-se como seus tutores. É tão fácil ser menor. Se tenho um livro que sirva como meu entendimento, um pastor que me sirva de consciência, um médico que me determine a minha dieta e assim por diante, não preciso de me esforçar de todo. Não tenho que pensar, desde que possa pagar: outros, prontamente, farão o trabalho incómodo por mim. Os guardiães que tão benevolentemente assumiram a supervisão dos homens trataram, cuidadosamente, de que a maior parte deles (incluindo todo o sexo feminino) considerassem que dar o passo para a maioridade fosse muito perigoso, para não dizer, difícil. Tendo primeiro tornado o seu gado doméstico embrutecido e tendo assegurado cuidadosamente que estas dóceis criaturas não darão um único passo fora da carroça a que estão acorrentadas, estes guardiães mostram-lhes o perigo que as ameaça, caso tentem caminhar sozinhas. Ora, este perigo não é, de facto, assim tão grande e depois de algumas quedas, acabariam por aprender a andar sozinhas mas, um exemplo deste tipo torna os homens tímidos e normalmente assusta-os para outras tentativas.


No comments:

Post a Comment