February 17, 2023

Os professores têm razão no que reivindicam e ainda não ouvi dizer o contrário a ninguém

 


Ainda não ouvi nem li ninguém, excepto o ministro da educação (mas esse é uma pessoa mesquinha ao ponto de perseguir grávidas) e os avençados às suas ordens que chegam ao ponto de dizer que estamos a deslaçar a sociedade..., dizer que estamos errados ou que não temos razão ou que não é verdade que a falta de professores se deva aos maus tratos da profissão ou que andemos a reivindicar privilégios ou que a profissão não presta nenhum serviço importante ou país ou que é justo que milhares de professores trabalhem como precários toda a vida e andem pelo país a ganhar o salário mínimo durante uma quinzena de anos ou que estejamos a pedir que nos devolvam anos de trabalho que não prestámos ou que temos a vida facilitada ou que ganhemos muito ou que o trabalho nas escolas seja fácil, etc.

NINGUÉM QUER SER PROFESSOR NESTA ESCOLA DESTE GOVERNO!

Ninguém, nem uma única pessoa até agora veio dizer que não temos razão.

Então, se assim é, porque não atendem nenhuma das nossas reivindicações? 

Que explicação pode haver para prejudicar conscientemente uma classe profissional e a educação pública do país? E não me venham falar em dinheiro, porque todos os anos se desperdiçam milhares de milhões que vão pelo cano abaixo em obras para amigos, amigos, banqueiros, pareceres de firmas amigas, derrapagens, projectos fantasma, etc.sem nenhum proveito. Nada resulta em investimento para o país.

Para o ano que vem 250 mil alunos não vão ter professores (quase metade dos alunos que existem) e dos que vão ter, muitos não são professores, são pessoas que andam por aí e aparecem para dar aulas, sem formação, muitas vezes nem sequer na área que vão ensinar - já está a acontecer. 

Qual é o intuito de prejudicar professores? E não venham com a demagogia de dizer que são os professores que prejudicam o país pois também já ninguém engole isso.

Porque razão o governo escolheu prejudicar a escola pública e os professores? Há aqui qualquer coisa que não percebo. Ou será apenas um caso de leninismo de esquerda onde querem quebrar os professores como se isto fosse um jogo? Mas isso seria estúpido, pois professores quebrados são péssimos profissionais.

Há aqui qualquer coisa que não percebo... porque é que o governo considera importante deixar morrer a escola pública? Quem ganha com isso? Há aqui algum negócio...? Não percebo. Às vezes pensamos que as pessoas são mal-intencionadas mas são só ignorantes ou estúpidas ou mal aconselhadas ou mal formadas como este ministro que persegue e ameaça professores e grávidas. Desde quando a relação profissional se faz à base de humilhações, perseguições e ameaças? Em que século estamos?

Talvez seja esse o caso? Não sei, mas há aqui qualquer coisa mais que me escapa.


No comments:

Post a Comment