February 09, 2023

"Hurrian Hymn No. 6" - A mais antiga música encontrada no mundo



O assentamento de Ugarit, no norte da Síria, inabitado desde a era Neolítica, em 6.000 a.C, 
foi transformado, no século XV a.C., numa cidade portuária estratégica, estabelecendo importantes ligações comerciais com o Império Hitita, o Egito, e mesmo a longínqua Chipre. Essas conexões com outras cidades-Estado atingiram seu apogeu entre os anos de 1.450 a.C e 1.200 a.C., período de maior glória de Ugarit, o que pode ser comprovado pelas evidências arqueológicas da região: grandes palácios, templos e bibliotecas, com placas de argila com escrita cuneiforme. Em 1950 encontrou-se uma placa com um trecho de uma partitura musical, composta na língua hurrita, que remete a pelo menos 3.400 anos, sendo, portanto, a mais antiga música do mundo já encontrada até então. (fontes: Realm of History / WFMU / MentalFloss via Renato)

A compilação musical (encontrada sob a forma de um sistema de notação de músicas, gravada em tábuas de argila), é mais conhecida como as “canções hurritas”. Provavelmente, eram tocadas com uma lira contemporânea. Foram encontrados 29 textos musicais nas ruínas do palácio de Ugarit, todos datando da mesma época, c.1400 aC, já no final da civilização hurrita - os números dados aos textos musicais são simplesmente para categorizar os textos, e não há ordem cronológica implícita. O Dr. Dumbrill escreveu um livro intitulado "A Arqueomusicologia do Antigo Oriente Próximo": link http://sas.academia.edu/RichardDumbri

Aqui a versão moderna, baseada numa interpretação feita por Anne Draffkorn Kilmer, professora de Estudos Assírios na Universidade da Califórnia, em 1972. A seguir a versão da música tocada numa lira.


(gosto mais desta versão)


No comments:

Post a Comment