Manter um anel de democracias fortes à volta das fronteiras do império e fortalecer constantemente essa 'irmandade do anel'. 🙂 É o que a Europa e a NATO estão a fazer e o que os países do Leste estão também a fazer uns com os outros - tirando a Hungria e a Sérvia. A fortaleza desta irmandade depende da fortaleza interna de cada uma das democracias. A nossa democracia, por exemplo, está doente (com muitos pontos de podridão) e em total negação, de maneira que nem sequer dá passos para se curar. O que não é bom. Hoje li um artigo* acerca do número de nascimentos ter caído muito mais e abruptamente nos países onde há maior desigualdade entre mulheres-homens e Portugal é um dos países que é dado como exemplo negativo - apesar de sermos um dos países onde o problema tem consequências mais graves.
*La baisse de la fécondité dans le monde est surtout liée aux inégalités hommes-femmes
⚡ The Secretary General of NATO said that Sweden and Finland have fulfilled all the conditions of Turkey and should join NATO by the fall.
— Malinda 🇺🇸🇺🇦🇵🇱🇨🇦🇮🇹🇦🇺🇬🇧🇯🇵🇩🇪🇸🇪 (@TreasChest) February 15, 2023
✊ NATO defense ministers agreed to expand military aid to Georgia and Moldova and take into account threats from China in the security… https://t.co/FFQWXgh6tn pic.twitter.com/HVP1EVsiHA
No comments:
Post a Comment