A Filosofia não é um conceito ou uma extravagância inútil, é uma aprendizagem de disciplina de vida e de pensamento. É uma certa atitude de questionamento e dúvida enriquecedores perante a realidade, que se desenvolve com certos hábitos: ler bons livros, observar e discutir com outros que sejam melhores que nós e saibam ver para além das aparências e considerar perspectivas diferentes e mais enriquecedoras que as do comum. A maioria das pessoas encara a vida como uma bucket list individual e tem meia ou uma dúzia de templates integrados no seu sistema mental que aplica a todas as situações -profissionais e pessoais- no sentido de progredir na sua lista. Depois constroem redes de contacto com outros que têm os mesmos templates e ficam presos nesses cenários limitados e limitadores e desempenhar performances, incapazes de ver realidade para além deles. E nas situações-limite da vida sentem-se perdidos. A vida é, para todos nós, um conjunto de desafios e obstáculos contextuais que é preciso enfrentar e ultrapassar individual e colectivamente, mas podemos vivê-la, não como uma colecção de conquistas, mas como uma presença com sentido, o que é mais pleno (individualmente) e útil (colectivamente) que ter muitas coisas, muitas honras e muitos títulos - e a Filosofia proporciona orientação e critérios de escolha nessa vida de presença com significado. As conquistas são importantes se têm significado para além das honrarias. A Filosofia pode não trazer a felicidade mas traz sentido, orientação e presença. De maneira que não é preciso ser-se filósofo para se aprender com a Filosofia a ter uma atitude filosófica, assim como ter um título de 'filósofo' não garante que se tenha essa atitude, como se vê em tanto auto-intitulados filósofo nos dias que correm. Quando é que sabemos que temos uma atitude filosófica? Nunca. Como dizia Jaspers, 'filosofar é estar a caminho'.
Pois. Até nem concordo com algumas afirmações do texto, o que é mais ou menos habitual na minha pessoa. Mas há inegável certeza: não é preciso ser filósofo para ter atitude filosófica. Se assim não fosse, o ensino da filosofia era mera teoria; ora, toda a teoria sem correspondência na prática, se esvazia a si mesma ou não passa de hipótese. Julgo.
ReplyDeleteQuanto ao sentido,...é como diz, um caminho nunca feito. Mas a beleza é essa. Jaspers, tem o mérito de situar os homens.
Que o novo ano lhe sorria, a alegria genuína é coisa que vai faltando. E por cá nos encontraremos. Ou não.
Que o novo ano lhe sorria também. E espero encontrar :)
ReplyDelete