January 23, 2023

Onde está a oposição?




Como é que num quadro de total desnorte de governação e multiplicação de casos de prevaricação com dinheiros públicos o maior partido da oposição não consegue capitalizar votos? E os outros partidos, também, com excepção do Chega. Que vento de mediocridade varreu a política portuguesa? 


Maioria absoluta do PS esfumou-se, PSD também perde, Chega ganha força


22 de Janeiro

Um ano depois das legislativas, o Bloco Central apresenta sinais de desgaste, a Direita deixa a Esquerda a sete pontos de distância, e os liberais multiplicam-se por dois.

Um ano depois das últimas legislativas, o PS de António Costa voltaria a vencer umas eleições, mas longe da maioria absoluta (27,1%). Não conseguiria sequer liderar uma maioria parlamentar à Esquerda, porque ela desaparece. De acordo com a sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, o PSD de Luís Montenegro não consegue afirmar-se como alternativa (25,1%). A Direita teria primazia, mas à custa do crescimento de Chega (12,9%) e Iniciativa Liberal (9,5%). O BE também recupera, mas pouco (6,6%), enquanto a CDU parece estagnada (4,8%). Livre (3,4%) e PAN (3,1%) deixariam de ser partidos de deputado único. E o CDS ficaria fora do Parlamento.

1 comment: