January 28, 2023

A propósito de pessoas que pensam que os outros são ovelhas do seu rebanho



No confessionário:


Padre - então meu filho, diz os teus pecados.

Hipotético Ministro (HM) - bem, tenho muita coisa para dizer.

Padre - diz, diz, que Deus perdoa tudo.

HM - olhe, em primeiro lugar o primeiro-ministro e os meus colegas ministros têm feito tanta asneira que ainda hei-de ficar associado a um governo desastroso apesar de ser extraordinário;

Padre - mas, e os teus pecados, meu filho? Os teus?

HM - olhe senhor Padre, não é que me encheram o ministério de pessoas? Professores, ainda por cima; e agora, sindicalistas radicais! Tenho tantas coisas para lhes ensinar acerca de como devem fazer o trabalho, mas não querem ser o meu rebanho. Uns e outros não me deixam trabalhar: quer dizer tenho ali milhares de pessoas que têm de me obedecer porque eu é que sei o que é melhor para eles e passam o tempo a criticar o que faço! Para piorar não posso despedi-los à minha vontade. Agora, nem sequer posso pôr os meus directores a escolher as boas ovelhas porque vieram todos para a rua gritar: é lobo! É lobo! Para que serve ser ministro se não posso impor a verdade? Olhe, por causa deles anda todo o país no caos. Eles deslaçam a sociedade. Fique sabendo que um funcionário do ministério da educação da Finlândia disse que sou um bom pastor! Que mais provas são precisas da minha excepcionalidade? Não gostam de mim porque são uma data de mulheres faltistas, falsas grávidas, sem cabeça e sem modéstia que estão instrumentalizadas pelos não crentes e não percebem que sou o Marquês de Pombal da educação!

Padre - olha, meu filho, assim não posso abençoar-te, porque não admites culpa de coisa alguma...

HM - O Quê?! Era só o que me faltava ter vindo calhar a um confessionário com um padre sindicalizado no S.TO.P. que não percebe nada de fazer confissões! Olhe! Não espera pela demora! Vou já ver se há maneira de se instituir grelhas no confessionário, orientadas pelos seus superiores, para não fazer perguntas fora dos cânones.
Daqui para a frente não vai ser só sentar-se aí a ouvir falar. Não, não! Há-de haver uma grelha de avaliação de confissões e os confessados hão-de ter uma palavra a dizer sobre as bençãos e número de avé-marias que vocês mandam rezar! Pecados? Eu?! Era o que faltava! Olhe que sou o ministro!


No comments:

Post a Comment