Os sumérios olharam para os céus enquanto inventavam o sistema do tempo... E ainda o usamos hoje. Podemos achar curioso que dividamos as horas em 60 minutos e os dias em 24 horas - porque não um múltiplo de 10 ou 12? Simplificando, a resposta é porque os inventores do tempo não operavam num sistema decimal (base-10) ou duodecimal (base-12), mas num sistema sexagesimal (base-60). Para os antigos inovadores sumérios que primeiro dividiram os movimentos dos céus em intervalos contáveis, 60 era o número perfeito. O número 60 pode ser dividido por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20, e 30 partes iguais. Além disso, os astrónomos antigos acreditavam que havia 360 dias num ano, um número onde o 60 encaixava perfeitamente em seis vezes. O Império Sumério não durou muito. Contudo, durante mais de 5.000 anos, o mundo permaneceu empenhado na sua delineação do tempo.
O Jogo Real de Ur foi inventado algures entre 2600 e 2400 AC. Os restos do jogo foram encontrados nos Túmulos Reais de Ur, Iraque, durante a década de 1920. Era também conhecido como o Jogo das 20 Praças ou o jogo egípcio Aseb. O jogo utilizava quatro dados tetraédricos com sete marcadores e era composto por dois conjuntos, um branco e o outro preto. As regras originais não são conhecidas e o formato do jogo foi reinventado ao longo do tempo - possivelmente um precursor do gamão.
O que é que eles inventaram mais...? Ah, a roda 🙂 e... as leis escritas: o código de Ur-Nammu é a mais antiga lei escrita sobrevivente no mundo. As leis são enumeradas de modo a que o crime seja seguido de punição, uma forma de fazer leis que se tornou comum com o passar do tempo.
O que é que eles inventaram mais? O sabão, a fabricação do cobre, a vela de navegar, o sistema de irrigação, a cerveja, a fabricação de armas em cobre: lanças, espadas, maças, fundas, e paus. As foices eram normalmente utilizadas em batalha ao lado de machados e lanças.
No comments:
Post a Comment