December 17, 2022

O método de avaliação e colocação de professores aplicado aos alunos

 


Avaliação por quotas explicada aos pais e Enc. de Educação – António Costa




O método de avaliação e colocação de professores aplicado aos alunos e explicado aos pais.

“Estimado(a) Encarregado(a) de Educação:

Em linha com a política de avaliação do Ministério da Educação (ME), comunico a V. Exa. que neste período/semestre apenas poderei atribuir uma classificação 5 e três classificações 4 na turma do/da seu/sua educando(a), dado que para o ministério não é legítimo vulgarizar a excelência ou considerar que muitos alunos são muito bons. Alerto que este número de 5s e de 4s pode ainda diminuir caso haja demasiados 5s e 4s na Escola, pois isso passaria uma indesejável imagem de facilitismo.

Aproveito para informar que o/a seu/sua educando(a) tem algumas faltas contabilizadas. Não por não ter estado presente, mas porque o ME considera que uma parte das presenças na escola não deve ser contabilizada. Daqui decorre que mesmo que o/a seu/sua educando(a) tenha estado permanentemente nas aulas, só se pode contabilizar uma parte dessas presenças, com efeitos na progressão.

Por fim, quero adverti-lo(a) que não fica garantida a inclusão do/da seu/sua educando(a) nesta turma no próximo ano, dado que a inclusão na turma dependerá de um perfil adequado de competências que será avaliado por peritos da Comunidade Intermunicipal ou da CCDR a que pertencemos (de acordo com a Resolução nº 123/2022 do Conselho de Ministros, de 14 de dezembro). 
Deve, pois, regularizar com brevidade a marquise fechada nas traseiras ou o anexo do fundo do jardim, bem como ter em dia o seu IMI, sob pena de não ser garantido o acesso do/da seu/sua educando(a) à turma. 
Seria indesejável ver o/a _________ empurrado(a) para um mapa de alunos itinerantes do qual poderá resultar uma colocação noutro local da nossa CIM, no qual encaixe melhor o seu perfil. Neste caso, deve V. Exa. providenciar para que a família, os respetivos empregos e os dependentes mudem também para esse local, dado que o/a aluno(a) menor deve viver onde estuda e não estudar onde vive.

Caso esta missiva o/a surpreenda, queira juntar-se-me, ou aos restantes professores que comigo têm estado à chuva à porta da escola. Esclarecê-lo(a)-emos com maior detalhe sobre o teor da mesma.
Com os melhores cumprimentos,
O/A DT”

No comments:

Post a Comment