Yael Issacharov concebeu um sistema único de ar condicionado em terracota chamado Nave que não necessita de qualquer electricidade.
Yael Issacharov: Instagram
Issacharov inspirou-se nos sistemas de arrefecimento tradicionais palestinianos e na arquitectura egípcia para construir um ar condicionado elegante e ecológico que acrescenta um elemento de graça intemporal à ideia de arrefecimento.
O sistema inovador chama-se Nave, e é feito a partir de telhas de terracota. Quando combinados com o fluxo de água, trabalham em conjunto para arrefecer espaços num edifício. O foco principal do projecto é a adaptação do sistema às paredes circundantes, transformando-as de factor passivo para factor activo. À medida que a água se move através da terracota, torna-se vapor quando colide com o calor do ar circundante. O calor é absorvido, arrefecendo a água e todo o sistema e o ar circundante da sala é arrefecido como consequência natural.
A Nave é personalizada e modular, o que significa que a forma e os lados são ajustáveis de acordo com o seu espaço. As unidades são independentes e montáveis de modo a poderem ser fixadas a qualquer parte de um edifício. São muito fáceis de utilizar e não requerem muita interacção para que funcionem; podem ser ligadas e desligadas, pausadas e as predefinições de temperatura e humidade podem ser ajustadas sempre que precisar de uma mudança de temperatura.
A Nave vem em três versões diferentes: como azulejos de parede, como divisórias, e como dissipador de calor vertical ou totem.
No comments:
Post a Comment