November 07, 2022

Lendas medievais



Porque chamavam a Ricardo I, "O Coração de Leão"? 


Segundo um romance do século XIII, quando Ricardo I foi preso pelo Rei Modrad de Almain no seu regresso da Cruzada, a filha do seu captor, Margery, apaixonou-se por ele.
Margery subornou os guardas para a deixarem ver Ricardo I. Quando Modred descobriu o que se passava, quis matar Ricardo I imediatamente, mas os seus conselheiros convenceram-no a fazer com que parecesse um acidente. Então, planearam deixar o leão da corte à fome durante alguns dias e depois fazer de maneira a que ele "acidentalmente" entrasse na cela de Ricardo I.
Quando a princesa soube dos planos do seu pai, contou a Ricardo I e implorou-lhe que fugisse. Mas ele não quis ouvir falar disso. Em vez disso, pediu-lhe quarenta lenços de seda, que atou à volta do braço direito.
Quando o leão entrou na cela e o atacou, Ricardo I lançou o seu braço protegido à goela do leão e arrancou-lhe o coração.
É claro que deu graças a Deus por tê-lo protegido na luta. Depois, marchou para o refeitório do Rei.
Diante dos olhos da corte, Ricardo I atirou o coração para a mesa, agarrou num punhado de sal, temperou-o e depois procedeu a comê-lo cru!
Foi assim que se ganhou a maior alcunha da história. Acredite na lenda.

Se é um fanático do "rigor histórico", pode pôr as coisas desta maneira: Ricardo I tornou-se um homem tão famoso pelas proezas e coragem no campo de batalha que contavam esse tipo de histórias sobre ele e achavam-nas adequadas.

No comments:

Post a Comment