October 09, 2022

Uma tarde na ópera

 


Ontem fui ao São Carlos ver, «L'elisir d'amore», de Gaetano Donizetti. É uma comédia romântica. Passa-se na província italiana da Toscana. Nemorino, a personagem principal, um pobre camponês, está perdidamente apaixonado por Adina, a mulher educada e endinheirada da zona, a quem persegue. Ela não lhe liga nenhuma. Eis que passa pela vila um charlatão, «doutor enciclopédico», como se auto-intitula e o engana, vendendo-lhe uma garrafa de vinho como um elixir do amor igual ao do Tristão e Isolda. Nemorino põe-se a beber o vinho acreditando ser um elixir do amor. É claro que no fim tudo acaba bem como nas comédias românticas. 

Foi muito bom. Bem cantada, bem representada, encenada com imaginação e muito dinamismo. O tenor espanhol que fez de Nemorino e que canta uma das árias mais apreciadas do reportório do bel-canto, «Una Furtiva Lagrima» esteve muito bem. A Adina, que aparece aqui no vídeo mais abaixo a falar da ópera também esteve muito bem. O baixo chileno que faz de Dulcamara, o  «doutor enciclopédico», muito bem também. E o resto do elenco mais o coro, também muito bem. 

A ópera é divertida, foi muito giro. Uma tarde muito bem passada.

Depois fomos comer petiscos a um restaurante bastante bom que serve perdiz de escabeche em tostas, um pitéu que absolutamente adoro. Óptimo encerro de dia feliz.








No comments:

Post a Comment