October 15, 2022

Quando a burocracia é muita perco a vontade

 

Queria levar as 2 turmas do 11º ano à Gulbenkian no âmbito do tema da Estética que estamos a trabalhar. A ideia é, para além de verem o museu do fundador que tem obras de todas as épocas e estilos, escolherem uma obra e fazer uma apreciação estética da obra in loco. Costumava fazer isso.  Como as turmas são do 11º ano e já conheço os alunos, a minha ideia era simplificar. Ia com uma turma de cada vez. Apanhávamos o autocarro directo para Lx, saíamos na paragem do Teatro Aberto, atravessávamos a Praça de Espanha, fazíamos a visita e depois voltávamos a atravessar a Praça e apanhávamos o autocarro de volta, no mesmo sítio. Pois, só que não se pode.

Hoje-em-dia temos que alugar um autocarro - custa, no menor preço, 250€ se for meio dia e 500€ se for o dia inteiro. Sai mais caro que os alunos comprarem o bilhete de estudante; Depois como somos mais de 15 tem que ir outro professor; depois temos que tratar de seguros para todos os alunos, mais dos que têm SASE; depois tenho que arranjar um certificado a garantir que sou uma pessoa sem diagnósticos de problemas metais; depois tenho que ir com uma tabuleta e mais não sei como se fosse guia turística. Não tenho pachorra para isto de andar a perder horas a tratar de telefonemas para garantir um bom preço de autocarro, mais seguros de viagem, mais o diabo a nove. Não tenho pachorra nem feitio para estas burocracias. Não sou uma agência de viagens.

Lembro-me de há uns bons anos ter ido com duas turmas do 11º ano ao Teatro Experimental de Cascais ver a peça do Galileu. Fomos de transportes públicos. Autocarro até Lx, comboio até Cascais e à volta a mesma coisa. Correu tudo bem. 

As escolas deviam ter um ou dois professores como gestores de viagens de estudo. Há professores que gostam imenso de fazer isso e são bons a fazê-lo. Podiam ter uma parte do horário de trabalho só para isso. Nós dizíamos onde queríamos ir  e quais os alunos e eles tratavam das burocracias todas. Eu não tenho pachorra. Tenho pena porque sei que é uma visita enriquecedora que encerra bem o tema e sei que os alunos gostam e querem, claro. Todos os alunos gostam de fazer visitas de estudo. Disse-lhes muito honestamente que não sou boa nisto de burocracias de visitas de estudo. Se quiserem eles organizar tudo, vou, mas eu não tenho pachorra. A visita em si já é um stress e um cansaço porque a segurança dos miúdos é uma grande responsabilidade e em cima disso perder uma carrada de tempo e energia a fazer de agência de viagens... não tenho pachorra, tenho pena.

Esperam que os professores sejam tudo e façam tudo e aguentem tudo, mas isso foi chão que deu uvas. 


1 comment: