Moeen Nehzati
@MNehzati
Estou finalmente fora do Irão e sinto-me suficientemente seguro para falar publicamente sobre a situação usando o meu próprio nome.
A repressão no Irão é muito pior do que se pensa, mesmo que se acompanhe as notícias.
Instituições como a Amnistia Internacional e os meios noticiosos só falam do que podem verificar. A questão é que eles podem verificar quase nada! A razão disso é que, por um lado, quase nenhum deles tem um repórter no terreno, no Irão e, por outro, as pessoas têm medo de falar com a imprensa estrangeira.
Veja-se: pelo menos 3 pessoas da minha rede alargada foram mortas durante os protestos. Nenhuma das famílias dessas três pessoas falou publicamente e as suas mortes não entraram na contagem do números de baixas relatados. Tenha também em mente que a minha rede vive principalmente em Teerão/ onde a repressão não está no seu pior e as pessoas ainda têm os meios para falar.
Muitos têm-me perguntado como podem ajudar. Tenho a certeza de que há formas melhores, mas eis o que posso pensar neste momento:
A pressão externa é eficaz. As sanções são complicadas, uma vez que podem ser um tiro pela culatra. Mas as sanções que visam directamente os membros de alta patente são eficazes. A outra forma é apenas exercer pressão política sobre as RI.
Partilhar as notícias com outros ajuda sempre, uma vez que quase ninguém compreende a extensão das atrocidades que as RI cometeram contra o seu próprio povo.
Podem também tentar ajudar o povo pedindo aos seus governos que nos ajudem a aceder gratuitamente à Internet e a outras necessidades.
Há muitos no Irão que estão assustados pelas suas vidas. Seria espantoso se pudessem fugir às garras do regime sob asilo.
No comments:
Post a Comment