October 05, 2022

Filmes - Blonde


Hoje vi este filme que pretende ser sobre Marilyn Monroe. O filme é péssimo em todos os sentidos. Traça uma imagem dela hiper-sexualizada, como se ela, mesmo sozinha em casa, estivesse sempre pintada e em poses sexuais. Ou a chorar... Inventa factos que nunca aconteceram como a mãe a tentar afogá-la. Retrata-a como uma mulher promíscua e superficial cuja vida só existe na relação com os homens quando sabemos que ela tinha amigas mulheres e prezava essas amizades. O filme reduz a sua pessoa a uma vítima dos homens: não há um único homem no filme que não seja, ou um velho paternalista que a quer como uma boneca ou um depravado que abusa dela. O filme dá a entender que todos os homens de poder do estúdio a violam e que é só por isso que ela consegue os papéis quando sabemos que isso é mentira. 

Depois, na altura em que ela perde o filho (ela tentou engravidar várias vezes, mas nunca conseguiu levar a gravidez até ao fim) o realizador põe o feto a ver-se como um bebé já formado e nascido a falar com ela e a dizer-lhe, 'não me faças mal. Olha que o me acontecer é decisão tua'. Inacreditável. Calculo que o filme foi encomendado pelos fundamentalistas americanos que invejam o Khamenei. Enfim, quem não saiba nada dela e veja este filme pensa que ela foi uma tolinha com mamas grandes e carinhas sedutoras que levou uma vida imoral e mereceu as sovas que lhe dava o Joe DiMaggio e a crueldade de Arthur Miller.

Uma porcaria de filme e chato de ver. Com este nome, Blonde, pensei que o filme queria mostrar uma perspectiva dela realista, baseada no que foi a vida dela para além dos estúdios e na incessante busca dela pelo respeito dos outros. Ela era uma mulher que lia, que se interessava por música, pela cultura, que tinha amizades fora dos canais de Hollywood. Mas não, afinal o filme defende mesmo que ela era uma burra loura como os machistas e inceis gostam de pensar nas mulheres. Talvez esses apreciem o filme, eu tive dificuldade em aguentar o filme até ao fim.  

Na verdade, o filme diz-nos mais sobre o realizador, o tipo de pessoa que é e como se relaciona com as mulheres e as actrizes do que sobre Marilyn Monroe. Tive curiosidade de ir ver alguma coisa do realizador e ouvir o que ele tem a dizer. Pois, nada. Parece que nunca viu nenhum filme dela.


No comments:

Post a Comment