JMT dá como facto assente e a partir do qual argumenta, neste artigo que escreve no Público, que as universidades que aceitam filhos de multimilionários, pelo dinheiro destes -dá o exemplo da universidade de Harvard- tornam-se universidades de topo. A questão é: de que topo está ele a falar?
Trump, por exemplo, gaba-se de ter-se formado em Harvard (para onde entrou por via do dinheiro do pai) e foi presidente dos EUA. Trump é um exemplo do topo de que fala JMT? A quantidade de Trumps formados em Harvard que foram parar a conselhos de administração de empresas e bancos dos papás e que foram os conselheiros que levaram à crise financeira de 2008 e seguintes não é segredo para ninguém. É deste topo que fala?
Hoje-em-dia, quem lê artigos nos jornais e revistas dos EUA sabe que as críticas ao modo de escolha e entrada dos alunos -esse mesmo método que beneficia e privilegia os filhos dos multimilionários- já são feitas às claras e não por socialistas, digamos assim. Tem havido processos em tribunal devido a que apenas um terço dos que entram o fazem por mérito com os resultados dos exames e do currículo escolar - os outros entram todos pela porta do cavalo. Porém, no fim, todos exibem um diploma de Harvard igual, como prova do seu suposto mérito e não aparece escrito no diploma, 'formado em Harvard devido ao dinheiro da família ou devido ao pai ser senador ou pertencer ao conselho de administração da empresa ou banco tal'.
As universidades de elite, para continuarem a ser de elite, têm de ter predominantemente, filhos da classe da elite... uma educação de elite é, salvo as devidas excepções, uma credencial de classe. Não digo que isto seja ilegal, mas não é lá muito democrático. Portanto, esses rios de dinheiro dos multimilionários têm servido para melhorar o quê, ao certo? A universidade ou a vida dos do topo?
What is most depressing about the latest conversation about university admissions is that it ignores all that is best about the university: its primary and most important function as a place of learning, insulated if not divorced from the profit motive. ~Richard Ford
No comments:
Post a Comment