September 17, 2022

Por mim, dispenso estas cartas paternalistas


A pedir aos professores para fazerem tudo e o seu contrário, sem noção nenhuma dos problemas subjacentes e, mais ainda, num contexto de opção de desvalorização da profissão e punição económica e social dos professores. 
--------------------

Pedimos ainda o respeito pelo ritmo de cada aluno e a total aceitação das suas idiossincrasias, reconhecendo e valorizando a sua individualidade. E, nas mais pequenas coisas do dia a dia, transmitam uma cultura de aceitação da diferença e de inclusão, prevenindo situações de rejeição e estigmatização.

Os professores devem estar atentos às relações que se estabelecem entre os alunos e agir de imediato perante uma potencial situação de violência

Existem programas curriculares e prazos que têm de ser cumpridos, é certo. O que não é incompatível com um processo de aprendizagem descontraído e temperado com humor positivo e otimismo.

Dos chamados TPC queremos apenas uma pitada q.b., para que sobre tempo realmente livre.

Por fim, pedimos aos professores que elogiem e encorajem sempre, contrariando expectativas negativas e eventuais estereótipos ou preconceitos.

Assim, neste novo ano letivo, pedimos aos professores paciência, aceitação, encorajamento, motivação e proximidade. E, muito especialmente, que usem os seus superpoderes!


2 comments: