August 16, 2022

Rússia - Navalny é posto na solitária por desabotoar um botão do uniforme

 



Alexey Navalny

Sou um ícone de consumo consciente.

Há apenas uma caneca e um livro na minha cela. Só recebo uma colher e um prato à hora das refeições. Até me tiraram as roupas da prisão e deram-me roupas temporárias. Agora tenho enormes letras brancas SHU nas minhas costas.

Saudações desde a solitária.

A verdadeira luta sindical nunca é fácil, quanto mais na prisão. O caminho desde o documento de sindicalização até à SHU foi ainda mais rápido do que eu pensava que seria 😉

O Kremlin quer ver o seu Gulag composto por escravos silenciosos. Mas aqui estou eu, reunindo as pessoas e exigindo que algumas leis sejam obedecidas, em vez de pedir perdão.

Assim, fui convocado do meu quartel para a comissão, onde anunciaram que as imagens de vídeo me mostravam regularmente a desabotoar o botão superior do minha bata de prisão enquanto estava na zona industrial (a bata é apenas alguns tamanhos demasiado pequenos para mim).

Isto, claro, caracteriza-me como um vilão impiedoso e incorrigível. Foi por isso que foi tomada a decisão de me colocar na 'unidade de habitação especial.'

Devo admitir que é bastante irónico. Oh, conseguiu que os trabalhadores da prisão substituíssem os bancos de madeira por cadeiras com costas? Bem, então você mesmo estará sentado num banco de ferro, haha.

Até agora só passaram 3 dias, mas em meados de Setembro tenho uma visita dos meus familiares, algo que é suposto ter uma vez a cada 4 meses. Não são permitidas visitas aos que estão na SHU, pelo que dizem que, a menos que eu "reconsidere a minha atitude", ela tornar-se-á a minha residência permanente.

Não é claro qual a atitude que devo reconsiderar. Em relação ao trabalho escravo? Ou em relação a Putin?

A SHU é a punição mais dura da hierarquia prisional legal. E também na ilegal - a tortura e o assassinato são praticados com mais frequência.

Normalmente, não se pode passar mais de 15 dias na SHU, mas esta regra é facilmente contornada. Prendem-no durante 15 dias, libertam-no, e depois voltam a colocá-lo lá por mais 15 dias.

A SHU é um canil de betão de 2,5x3 metros. A maior parte das vezes é insuportável lá dentro porque está frio e húmido. Há água no chão. Tenho a versão de praia - está muito quente e quase não há ar.

A janela é pequena, mas as paredes são demasiado grossas para qualquer fluxo de ar - mesmo as teias de aranha não se movem. Não há ventilação. À noite, deita-se ali e sente-se como um peixe na costa. O beliche de ferro está preso à parede, como num comboio, mas a alavanca que o baixa está no exterior.

Às 5 da manhã, tiram-lhe o colchão e a almofada (chamam-lhe "equipamento suave") e levantam o beliche. Às 21 horas, o beliche é baixado novamente e o colchão é devolvido. Há uma mesa de ferro, um banco de ferro, um lavatório, um buraco no chão e duas câmaras debaixo do tecto.

Sem visitas, sem cartas, sem embrulhos. Este é o único local na prisão onde até fumar é proibido. Só me dão papel e caneta durante 1 hora e 15 minutos por dia.

O "passeio" é de apenas uma hora numa cela semelhante, mas com um pedaço de céu acima. Há buscas constantes, tenho sempre de manter as minhas mãos atrás das costas. Em suma, é divertido, tal como nos filmes. Está tudo bem, porque pode ser pior.

Estou agora sentado num banco de ferro atrás de uma mesa de ferro. Vou terminar este 'fio' e escrever um manual para os reclusos sobre os seus direitos no local de trabalho até que eles levem o papel. A comissão tem razão: pareço ser realmente incorrigível 😉


1 comment:

  1. É demasiado triste e revoltante que estas coisas ainda aconteçam. Que não tenham cessado de vez. Que a gente as saiba e elas continuem na mesma a sua marcha.

    ReplyDelete