Hannah Arendt fala em duas condições prévias para a responsabilidade colectiva: (1) ser responsável por algo que não se fez directamente e (2) ser membro de um grupo que nenhum acto voluntário por si só pode absolver. ("Responsibility and Judgment".)
A responsabilidade colectiva não é culpa. Culpados são Putin e todos os que decidiram levar e fazer a guerra à Ucrânia, mas responsáveis, indirectamente, são todos os que apoiaram ou apoiam Putin e todos os que não apoiando, ficam em silêncio por diversas razões. Os líderes alemães são responsáveis por terem fortalecido e apoiado Putin. Trump também. Macron também. Agora, estes mesmos líderes são chamados à responsabilidade e assumiram-na apoiando a Ucrânia e opondo-se a Putin e ao seu regime terrorista.
Também os russos, os que se enganaram com Putin e os que não se enganaram mas se calaram, são chamados a responder pelas atrocidades do governo do seu país e, ou assumem o seu desacordo ou calam-se e quem se cala nestas circunstâncias é conivente, mesmo que indiretamente, com o que ele faz.
Portanto, banir temporariamente a entrada de russos que querem passar férias nos países europeus (não os que querem asilo político) faz parte das sanções e não é uma punição de culpa. Punir é condenar à cadeia ou seria bombardear uma cidade russa.
Na realidade, é obsceno que um país esteja a destruir outro, a torturar e a matar os seus cidadãos com o objectivo de os erradicar da face da terra e transformar os que restam em russos à força e os seus cidadãos andem alegremente a fazer férias nos países da Europa como se nada tivessem que ver com o assunto.
No comments:
Post a Comment