July 04, 2022

O 'fishing' está a crescer

 


Na semana passada recebi uma sms: "O Afonso passou hoje por sua casa para entregar a sua encomenda e não estava. Siga este link para receber a encomenda". Segui o link e foi dar a uma outra mensagem em que dizia para pagar 1.46€ de taxa de entrega. Claro que não paguei. Fui ver no email se tinha alguma coisa sobre o assunto, como não tinha apaguei a mensagem. No dia a seguir outra vez a mesma coisa. Apaguei a mensagem. Agora mesmo ligaram-me de França. Como por acaso estou à espera de uma coisa de França, atendi. Uma voz a aparentar falar um português espanholado disse, "Alô, estou a ligar desde França, do departamento técnico do Windows. Esta é uma mensagem muito importante para si". Chegado aqui, desliguei logo, mas fiquei a pensar, é uma grande coincidência esperar uma coisa de França e ligarem-me de lá -ou com um proxy a fingir ser de lá- a fazer fishing. O que é que vigiam para saber destas coisas? As tentativas de fraude estão a crescer e a ficar mais agressivas. Emails fraudulentos, então, nem se contam.


No comments:

Post a Comment