Aqui está um artigo a dizer em grandes parangonas o que todos já sabemos como se fosse uma novidade: ninguém sabe ao certo a causa da depressão. Porém, sabe-se que altera bioquímicos no SNC. Então, como acontece nesses casos em que não se sabe a origem das doenças mas conhecem-se sintomas, tratam-se os sintomas. É a mesma coisa que fazem nas doenças oncológicas. Ninguém sabe ao certo a causa dos cancros, mas conhece-se sintomas e alterações orgânicas que ele provoca e tratam-se esses sintomas. Qual é o sentido deste artigo? Não percebo... encher páginas...
Depressão pode não ser causada por falta de serotonina, mas antidepressivos continuam a ser eficazes
Uma investigação britânica contesta uma ideia muito enraizada de que baixos níveis de serotonina no Sistema Nervoso Central (SNC) tenham uma correlação direta com a depressão. Ainda que a maior parte dos antidepressivos prescritos hoje em dia sejam inibidores seletivos de recaptação de serotonina, este estudo não põe em causa a sua eficácia porque, como explica o psiquiatra Henrique Prata Ribeiro, em declarações ao i, "os antidepressivos têm estudos que apresentam dados sólidos a seu favor, que vão desde ensaios clínicos até meta-análises, que têm o mais elevado grau de evidência no mundo científico".
(..)
“Muitas pessoas tomam antidepressivos porque foram levadas a acreditar que a sua depressão tem uma causa bioquímica, mas esta nova pesquisa sugere que essa crença não é baseada em evidências”, disse a principal autora do estudo, Joanna Moncrieff, professora de psiquiatria na University College London e psiquiatra na North East London NHS Foundation Trust.
No comments:
Post a Comment