July 04, 2022

Aforismo 30 - O próximo

 



Friedrich Nietzsche não era adepto do racionalismo cartesiano com a sua tentativa de se ver a si próprio e a toda a realidade objectivamente, apenas com as ferramentas da razão pura. Descartes sustentava que o nosso 'eu', entendido como a nossa mente, era a característica mais conhecida da nossa experiência, o auto-conhecimento da nossa própria existência e natureza. Como se o 'eu' fosse algo fixo e à espera de ser descoberto através da razão pura.

Nietzsche toma o 'eu', não como um conceito metafísico mas sim como uma dinâmica em movimento, uma projecção psicológica para o futuro imaginando as nossas próprias possibilidades. Não um 'eu' metafísico ou religioso fixo, mas algo fundado nas nossas características de espécie e nos nossos desejos individuais para as nossas vidas de uma maneira naturalista.

Ele diz que quer o seu 'próximo', o seu 'eu', não dentro mas fora, projectado para longe, como uma estrela que se almeja e não como um interior estático e rígido que se conhece mas não se vive. Como diz no Aforismo 16., o excesso de racionalização paralisa:

16. Para cima

"Qual a melhor maneira de atacar esta colina?
Sobe e não penses nisso."

Para Nietzsche, a introspecção cartesiana é a antítese do que é preciso para se ser o 'eu' futuro que se imagina e deseja. Para atingir os objectivos o que é necessário é um apetite genuíno e insaciável pelas coisas que ainda não se tem, juntamente com um conhecimento de si autêntico, não saído de introspecção racionalista, mas de uma projecção existencial - a criação artística do seu próprio 'eu' futuro como objectivo final a partir do conhecimento das suas necessidades e potencialidades físicas e psíquicas. 
Se ainda não se tem uma visão desse 'eu' futuro, fundada nesse conhecimento, enquanto possibilidade para o qual apontar, então é-se como um arqueiro a disparar no escuro, à toa, de olhos vendados e não se atingirá o objectivo.

No comments:

Post a Comment