26 de Junho
O think tank norte-americano afirmou no seu relatório de 25 de Junho que as forças russas estão a lutar dentro de Lysychansk e alegadamente chegaram a uma mina e a uma fábrica de gelatina na periferia da cidade. Estes relatórios são confirmados pelos dados da NASA FIRMS sobre anomalias de calor na área de Lysychansk. Citando a Brigada de Resposta Rápida da Guarda Nacional Ucraniana, os peritos disseram que as posições ucranianas em Lysychansk são mais valiosas estrategicamente do que as posições anteriormente ocupadas em Sievierodonetsk. O insitituto prevê que as forças ucranianas possam procurar lançar contra-ataques a partir de Lysychansk, embora "a sua capacidade de o fazer com sucesso seja provavelmente limitada pela continuação da invasão russa".
O Presidente dos EUA Joe Biden chegou à Alemanha no final do dia 25 de Junho e visitará também Espanha para encontros com aliados europeus a fim de anunciar novas sanções contra a Rússia e assistência militar para a Ucrânia.
6:31 AM Explosions reported in Kyiv.
Três explosões foram ouvidas no início do dia 26 de Junho em Kyiv, noticiam os jornalistas independentes de Kyiv. O fumo foi visto a aumentar brevemente em dois locais no que parecia ser o centro de Kyiv. O alerta de raid aéreo começou a soar na capital às 5:47 da manhã, hora local, e permaneceu activo à hora da publicação. O Presidente da Câmara de Kyiv Vitali Klitschko confirmou as explosões no distrito central de Shevchenkivskyi, na capital.
O Comando Operacional "Sul" da Ucrânia informou a 25 de Junho que a Rússia recolhe informações sobre os membros dos serviços ucranianos através de dados ou colaboradores capturados e utiliza-as para raptar famílias de soldados ucranianos, incluindo os seus filhos.
A Rússia está à beira do incumprimento da dívida - o primeiro desde 1998 - se o país não cumprir o prazo de 26 de Junho para efectuar o pagamento dos seus juros de 100 milhões de dólares. Embora a BBC informe que a Rússia tem os fundos e está disposta a pagar, não pode transferir o dinheiro para credores internacionais devido a sanções.
O New York Times cita fontes oficiais que afirmam que os agentes das forças especiais desempenham um grande papel na organização e entrega de armamento na Ucrânia para ajudar a evitar a invasão da Rússia, bem como na prestação de formação. As mesmas fontes relatam que a CIA tem desempenhado um papel significativo na prestação de informações cruciais a Kyiv.
As Forças Armadas da Ucrânia informaram a 25 de Junho que destruíram seis sistemas de foguete de lançamento múltiplo russo juntamente com uma série de veículos militares e outro equipamento em Donbas.
A 25 de Junho, a Grécia suspendeu os pedidos de visto para os russos por um período indefinido, informou a Associação de Operadores Turísticos da Rússia. A decisão veio meses após a Grécia ter anunciado que os russos deixariam de ser elegíveis para solicitar, deter ou renovar autorizações de residência na Grécia com base no investimento.
No comments:
Post a Comment