June 11, 2022

Livros - Life 3.0

 


Estou a ler este livro sobre o estado em que se encontra a I.A. e o que podemos esperar dela. O autor aborda o problema do que se considera vida -que divide em três categorias/etapas- e do que se considera inteligência.  Faz uma breve história da evolução da computação e agora está a falar do que se considera «memória» e fez-me dar um salto ao passado e ao espectacular progresso desta tecnologia: das grandes disquetes que armazenavam 70 kB passámos para as mais pequenas que armazenavam 1,44 MB (um livro inteiro!) e daí passou-se para o primeiro disco rígido com 10 MB (dá para uma música mesmo à justa). Hoje-em-dia qualquer pequeno dispositivo pode armazenar centenas de GB ou até TB.

Entretanto, fiquei a saber que segundo a classificação do autor sou uma 'A.I. benéfica' o que equivale à pessoa que acredita que a I.A. está aí, vai ultrapassar a inteligência humana e que o melhor é trabalhar para minimizar os seus riscos e torná-la benéfica.

en passant: sabia que um adulto armazena todo o seu conhecimento e competências em cerca de 100 terabytes de informação enquanto o nosso ADN só armazena 1 gigabyte - o equivalente a um filme? Isto devia fazer pensar os pseudo-pedagogos da escola do ex-SE, agora ministro que defendem o não desenvolvimento da capacidade de inteligência e competências em favor do entusiasmo fácil e imediato.


Terminologia para abrir o apetite:


No comments:

Post a Comment