June 26, 2022

A chatice dos factos





Em Portugal há funcionários públicos de 1ª categoria, de 2ªcategoria, de 3ª, de 4ª, etc. 
Os magistrados e os políticos são de 1ª categoria: em 10 anos, aumentos de 31% e 23,7% respectivamente. Professores, 0,7%. Clínicos e cientistas diminuíram de salário. Quando se diz que se gasta muito com os salários da função pública refere-se a políticos, gestores públicos, magistrados e pouco mais.

Diga o senhor Costa o que quiser: não só não reverteu as políticas da troika como até as aprofundou - excepção para si mesmo e outros políticos e magistrados que comeram aumentos por todos nós. Parabéns! Medalham-se, premeiam-se, aumentam-se e dão a si mesmos benesses. A vida é boa e por isso não percebem o povo.


Em 10 anos salários dos professores subiram 0,7% (uma verdadeira fortuna)

Clínicos e cientistas foram os únicos profissionais com redução salarial.

A evolução do ganho médio mensal das profissões do setor público é muito díspar ao longo dos últimos dez anos. Os magistrados e os representantes do poder legislativo foram os que mais viram o ganho aumentar. Já os investigadores e os médicos foram os que mais perderam.

O balanço da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) mostra que entre o mês de janeiro de 2012 e o mesmo mês de 2022, os magistrados viram o ganho médio mensal subir de 4766,90 para 6233,30 euros, num aumento de 31% que é o maior de todo o setor pública. Os representantes do poder legislativo, onde se incluem os deputados, surgem em segundo lugar, com uma subida de 23,7%.

Os Professores surgem com uma subida de 0,7%. Vá-se lá entender porque é que neste país há funcionários Públicos de 1.ª , 2ª… 11.ª… 45.º^… e por aí a fora.

blog Arlindovsky

No comments:

Post a Comment