May 29, 2022

Scholz e Macron fazem questão de legitimar a agressão russa




Com telefonemas constantes e promessas de que vão dar qualquer coisa a Putin. Que vão eles dar? Partes da Ucrânia? Um par de comerciantes.



Kristi Raik

@KristiRaik

Não partilho da opinião de que nenhum líder ocidental deveria alguma vez falar com Putin. Mas a forma como Macron e Scholz o estão a fazer não é apenas inútil, é profundamente contraproducente porque eles parecem dar legitimidade às mentiras de Putin e às suas exigências inaceitáveis. Mostram a sua própria fraqueza, o que encoraja Putin. Fazem apelos incompreensíveis à Rússia para que retire as forças - estão a falar a sério? Estarão prontos a oferecer, em troca, algo à Rússia?

O que leva alguém a pensar que a Rússia retiraria os seus militares da Ucrânia nesta altura, a menos que fosse forçada a fazê-lo, ou seja, a menos que a Ucrânia continue a lutar e o Ocidente continue a fornecer armas? É claro que Putin está a tentar ameaçar os países ocidentais para não o fazerem.

O problema mais profundo é que parece impossível que a França e a Alemanha aceitem um confronto prolongado com a Rússia e ajustem a sua política em conformidade. Será que têm medo de não poderem suportar os custos? Será que acreditam realmente que as concessões a Putin levariam a Rússia a ser mais cooperante?

A Rússia tornou muito claros os seus objectivos em relação à Ucrânia e à ordem de segurança europeia. Estes são inaceitáveis, também para a Alemanha e França. Por conseguinte, a Rússia deve ser derrotada e enfraquecida. Até desistir do imperialismo e adoptar uma abordagem mais saudável nas relações com os vizinhos.

No comments:

Post a Comment