O homem está há um mês e meio a liderar um país atacado pelo segundo maior exército do mundo, numa desproporção de forças gigantesca. Desdobra-se em sete ou dez ao mesmo tempo, dentro e fora da Ucrânia para conseguir liderar o povo e conseguir ajuda, mas qualquer coisinha que faz que não agrada e caem-lhe em cima como se fosse o demónio. Querem muito acusá-lo de qualquer coisa. Hoje Varoufakis escreveu uma mensagem virulenta no FB a propósito de Zelensky se ter dirigido ao Parlamento grego e ter passado um vídeo com uma mensagem de um ucraniano de origem grega que pertence ao Azov,
O Sr. #Zelenski encantou ontem o Parlamento Grego e Cipriota. Ao trazer um nazi ao Parlamento, este insultou um país que lutou contra o nazismo. Ao ignorar a invasão turca de Chipre, mostrou-se indigno da solidariedade dos povos invadidos. Condenamo-lo!
Um bocado exagerado, não? Na situação desesperada em que Zelensky está deveria ir falar de Chipre e da Invasão da Turquia? E sabemos, porque vemos todos os dias, que os ucranianos se uniram todos para se defenderem de Putin, de maneira que agora devem lutar todos lado a lado tenham sido da direita ou da esquerda. E é difícil acreditar que ele tenha levado um nazi a falar aos gregos. Não sei ao certo o que se passou mas o que vejo é que os comunistas justificam tudo ao agressor Putin -é a NATO, os EUA, a História e o diabo a nove-, um déspota fascista e não perdoam um milímetro a Zelensky que está a lutar pela sobrevivência do país.
Em tempos admirei Varoufakis pela coragem com que enfrentou a demagogia com que o Eurogrupo, um orgão não eleito, condenou os países do Sul a uma austeridade repentina e violenta que levou milhões à pobreza, para obedecer ao preconceitos dogmáticos do ministro das finanças alemão -e de Merkele- relativamente aos países do Sul e, sobretudo, aos seus interesses hegemónicos. Não me arrependo, porque penso que ele tinha razão. O que espanta é ver agora, o mesmo Varoufakis, a padecer do mesmo dogmatismo que criticava.
Este que aparece aqui no vídeo é o que perdeu uma Villa em Itália no Lago Como por conta das sanções à Rússia. Percebo que deva ser difícil de engolir que um indivíduo que tinha programas de comédia na TV seja agora um líder respeitado em todo o mundo enquanto Putin é alvo de anedotas e desprezo. É por isso que ele está nesta virulência: inveja e despeito.
Meanwhile on Russian state TV: along with losing his Italian villas to sanctions, state TV host Vladimir Solovyov seems to have lost his mind. This messaging—portraying Ukrainians as "satanic Nazis" and claiming Zelensky is not a Jew—is commonplace on Kremlin-controlled state TV. pic.twitter.com/KbdQvIXVSL
— Julia Davis (@JuliaDavisNews) April 9, 2022
No comments:
Post a Comment