Os alemães estão presos a uma ideia de Putin como estratega genial, estadista de um império que tem as suas exigências de espaço, assim como a Alemanha as tem relativamente à UE, espaço que comanda por ter uma grande economia, mas Putin não é um génio militar, é um criminoso esperto e com recursos que descobriu um grande poço de petróleo; e a Alemanha não é um farol de sensatez, ética de trabalho e realismo para a UE: é só um país cheio de dinheiro, em grande parte por ter uma indústria que paga uma ninharia pela energia - a russa.
--------------------
Ilya Matveev
@IlyaMatveev_
Mikhail Khodorenok, um coronel reformado actualmente a trabalhar como analista do exército, escreveu, três semanas antes da guerra:
1. Ninguém na Ucrânia saudará alegremente as tropas russas em caso de invasão.
2. A Rússia não tem capacidade para destruir os militares ucranianos e pôr fim à guerra com um ataque de mísseis. As coisas não funcionam dessa forma.
3. A guerra não vai acabar rapidamente devido à supremacia aérea da Rússia. A Rússia perdeu no Afeganistão e na Chechénia apesar de estes terem zero aviões. E a Ucrânia tem uma força aérea e uma defesa aérea.
4. As forças ucranianas têm sofrido reformas maciças desde 2014 e são muito capazes. O Ocidente há-de fornecer-lhes armas numa escala de um novo programa de libertação.
5. A resistência à invasão será particularmente bem sucedida nas grandes cidades, onde a menor força de defesa tem múltiplas vantagens.
6. Mesmo que territórios significativos sejam ocupados, a resistência da guerrilha será feroz. As forças soviéticas combateram guerrilheiros nacionalistas na Ucrânia Ocidental até mais de 10 anos após o fim da segunda guerra mundial.
7. Conclusão: não haverá blitzkrieg e aqueles que disserem o contrário ficarão profundamente embaraçados.
No comments:
Post a Comment