March 30
09:54
A Rússia transfere 2.000 tropas de partes ocupadas da Geórgia para a Ucrânia. De acordo com os militares da Ucrânia, cinco grupos tácticos de batalhão foram enviados de bases militares na Ossécia do Sul ocupada pela Rússia e Abcásia para reforçar o exército russo que ataca a Ucrânia.
09:32
A guerra da Rússia mata pelo menos 145 crianças, ferindo 222 outras. Desde que a Rússia iniciou a sua invasão em grande escala em 24 de Fevereiro, 69 crianças foram mortas ou feridas em Kyiv Oblast, 49 em Kharkiv Oblast, 54 em Donetsk Oblast, 39 em Chernihiv Oblast, 30 em Mykolaiv Oblast, 28 em Luhansk Oblast, 22 em Zaporizhzhia Oblast, 25 em Kherson Oblast, 16 na cidade de Kyiv, 15 em Zhytomyr Oblast, e 16 em Sumy Oblast, de acordo com a Procuradoria-Geral.
06:54
Múltiplas explosões ouvidas em Kyiv. As sirenes de ataque aéreo explodiram cedo na manhã de 30 de Março em vários oblastos por todo o país, incluindo Kyiv, Zhytomyr, Kharkiv, Dnipro, e Poltava Oblasts.
04:45
A Ucrânia restaura a energia para 150.000 residentes. Após reparações por engenheiros, numerosas povoações na Ucrânia recuperaram o acesso à electricidade em 28 de Março, de acordo com o Ministério da Energia da Ucrânia. No entanto, cerca de 831.000 ucranianos em 1.491 povoados permanecem sem acesso à energia.
04:07
O Izyum externo não recebe combóio humanitário desde 14 de Março. Max Strelnyk, um deputado do conselho municipal de Izyum, disse à CNN a 30 de Março que a cidade do nordeste não recebe alimentos, água ou medicamentos desde 14 de Março e que a situação humanitária na cidade se agrava todos os dias.
03:13
EUA: Rússia a criar uma crise alimentar global, bloqueando 94 navios com alimentos de saírem dos portos ucranianos. A Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wendy Sherman, afirmou numa reunião da ONU sobre segurança alimentar global que, embora a Rússia culpe as sanções ocidentais pelo aumento global dos preços dos alimentos, a sua marinha está a bloquear as exportações de cereais cruciais de chegar ao mundo.
03:03
ONU: 3,9 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde que a Rússia lançou uma invasão em larga escala. Mais de 2,3 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia para a Polónia desde 24 de Fevereiro, de acordo com os dados mais recentes do gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
02:25 Fundraising concert raises 11.3 million pounds for humanitarian aid to Ukraine. O concerto de angariação de fundos conseguiu 11,3 milhões de libras esterlinas para ajuda humanitária à Ucrânia. O concerto de duas horas incluiu actuações de Ed Sheeran, Camila Cabello, e outros artistas famosos. Jamala, a vencedora da Eurovisão de 2016 em representação da Ucrânia, interpretou a sua canção "1944", sobre a deportação forçada dos Tatares da Crimeia pela União Soviética.
02:20
Ministério da Defesa do Reino Unido: É altamente provável que a Rússia procure reorientar o poder de combate para a sua ofensiva nas regiões de Luhansk e Donetsk. Numa actualização a 29 de Março, o Reino Unido disse que os reveses russos e os contra-ataques ucranianos bem sucedidos "significam que é quase certo que a ofensiva russa falhou no seu objectivo de cercar Kyiv".
01:40
Pentágono: Movimento das tropas russas perto de Kyiv possivelmente "reposicionamento, não uma verdadeira retirada". O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse que o pequeno número de forças russas que se retiram de Kiev "não estão nem perto da maior parte do que se tem vindo a acumular contra Kiev", e que os ataques aéreos russos continuam. Num briefing, o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os EUA se apoiarão nas acções dos militares russos, não nas suas palavras.
00:01
Zelensky: "Os ucranianos não são ingénuos," vemos riscos nas conversações de paz. O Presidente Volodymyr Zelensky apelou a não confiar em quaisquer promessas feitas pela Rússia. "Evidentemente, vemos todos os riscos. Claro que não temos motivos para confiar nas palavras dos representantes de um país que faz guerra contra nós", disse Zelensky.
No comments:
Post a Comment