Latvian-born dancer and actor Mikhail Baryshnikov defected from the Soviet Union in 1974. On the website of the Manhattan arts center that bears his name he writes, "The Baryshnikov Arts Center stands in support of the brave citizens of Ukraine. They fight for their country and their sovereignty in the face of naked aggression from Russia's governing powers."
Só mulheres e crianças são autorizadas a fugir da guerra.
ReplyDeleteRaquel Varela:
"líderes da UE e a reboque os seus media, estarem a mobilizar populações civis, jovens rapazes, para irem combater o exército russo – numa missão completamente suicida contra um exército imperial, com armas nucleares, vemos filas de km e testemunhos de milhares de ucranianos jovens que querem sair do país e estão impedidos sob pena de prisão pela lei de recrutamento; outros que compram saídas ilegais escondidos em ambulâncias, etc.
Passou despercebida a entrevista do jovem português, que conseguiu passar a fronteira da Roménia e disse que os homens ficam horas à espera e quando chegam à fronteira são impedidos de fugir, de sair, ficam a chorar, e vão as crianças e mulheres em pranto. Citei. Estes milhares de homens, a fugir da guerra, não têm direito a existir na guerra da contra informação."
Etc.
É claro que há homens a fugir da guerra. Rapazes novos. Assim como há muitos a voltar para a Ucrânia de outros países para combater. São 40 milhões. Não são uma só unidade. Que interessa isso agora? Resolve o problema?
ReplyDelete"...para a Ucrânia de outros países para combater." Para se suicidarem.
ReplyDeleteE estão a ser empurrados para a morte. Lembra-se do que Salazar queria que se fizesse em Goa? Não era heroísmo, era suicídio. O General Vassalo e Silva compreendeu isso.
Eu não estou para argumentar porque se deve fazer face a Putin que entrou em fase de paranóia sociopata... é uma discussão abaixo da crítica séria...
ReplyDelete"entrou em fase de paranóia sociopata." Explicar os acontecimentos históricos com base na psicologia de figuras é... sério? Acho que, pelo menos, não é rigoroso. Ainda por cima sem haver provas dessa doença em Putin. Ou pode-se atribuir a doença que nos apetecer a quem quisermos? A Biden? Ao Presidente da Ucrânia? Será necessário exame médico ou dispensa-se?
ReplyDeletepsicologia de figuras...? conhece a história russa? Está a par das notícias do mundo acerca dos assassinatos que Putin encomenda para os opositores políticos? Ele sabe muito bem o que é costume fazer no seu país aos líderes caídos em desgraça e é por isso que se senta a 30 metros de distância.
ReplyDeleteNão há provas da doença nele? Vá ler os sintomas da doença https://www.bookdepository.com/Diagnostic-and-Statistical-Manual-of-Mental-Disorders-DSM-5-American-Psychiatric-Association/9780890425558?redirected=true&utm_medium=Google&utm_campaign=Base1&utm_source=PT&utm_content=Diagnostic-and-Statistical-Manual-of-Mental-Disorders-DSM-5&selectCurrency=EUR&w=AF7DAU9SK26KY0A8V3VZ&gclid=Cj0KCQiA64GRBhCZARIsAHOLriIElTUwsMk70My-NWztWugVMIrAoobYq-apOQrVn9bchWUKY6lxMXwaAgzNEALw_wcB
"Está a par das notícias do mundo acerca dos assassinatos que Putin encomenda para os opositores políticos?"
ReplyDeleteInfelizmente no mundo tem sido assim. A CIA faz o mesmo, a MOSSAD (de Israel) os Serviços Secretos Franceses (caso Ben Barka, já era nascida?), Wiriamu, Amilcar Cabral, Mondlane, Bin Laden etc. etc.
E sabe que quem segue a vida militar está disposto a matar e mandar matar? E não pode hesitar nem ter piedade quando chega o momento. Isto apesar dos generais terem bom aspecto e até andarem de gravata. E falarem na TV com galinhas mansas.
Não gosto. Detesto.
Continua a não perceber o que eu digo. Putin, à maneira de outros líderes soviéticos manda assassinar os seus opositores políticos, pessoas do seu povo, pacíficas mas que se opõem politicamente a ele. É diferente de mandar matar (por muito mau que isso seja) alvos militares de países inimigos. E Putin é o presidente de um país, não está na vida militar. E mesmo que estivesse, desde quando faz parte de ser militar matar pessoas do seu próprio povo só porque protestam e querem mudar de presidente ou de primeiro ministro.
ReplyDeleteDetesta que os generais tenham um ar limpo e ponham gravata? Gosta de homens a cheirar a suor e isso? Ok... fine by me