March 05, 2022

#PlanesToUkraine

 


As palavras são bonitas mas não chegam e os russos que são a segunda maior potência militar do mundo e a primeira nuclear, todos os dias e todas as noites bombardeiam as cidades ucranianas sem parar. Putin tem umas dezenas de mercenários a caçar Zelensky para o matar. Zelensky é um herói mas é ser humano. Putin com certeza aposta que com o passar do tempo acabarão por apanhá-lo já que eles são alvos fáceis para os aviões russos. Hoje soubemos que os alemães enviaram material bolorento e que não funcionava para a Ucrânia... parece uma piada de mau gosto... Zelensky tem razão: enviem-lhes aviões e armas e endureçam as sanções para que alguém na cúpula russa perceba o que têm de fazer e para que o povo russo faça qualquer coisa também. É preciso ser mais claro visto que a Rússia ainda não percebeu pois que continua a fazer exigências.



POLITICOEurope

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy implorou aos legisladores norte-americanos, no sábado, que fizessem mais para forçar o líder russo Vladimir Putin a sentar-se à mesa das negociações e acabar com a guerra ao seu país - incluindo o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea, ajuda directa adicional e uma proibição das importações de petróleo de Moscovo.

Num apelo privado do Zoom com membros do Senado e da Câmara, Zelenskyy expressou o seu apreço pelas acções até agora empreendidas pelos EUA e aliados da NATO, à medida que a Rússia continua a atacar a Ucrânia, incluindo sanções e transferências de armas, de acordo com cinco pessoas que participaram no apelo. Mas Zelenskyy fez um apelo directo a mais, disseram essas pessoas, incluindo aviões, drones e mísseis antiaéreos Stinger.

O líder ucraniano também instou os EUA a proibir as importações de petróleo russo - uma causa com apoio bipartidário no Capitólio, mas com muita volatilidade política interna - e a dirigir o seu regime de sanções directamente para o povo russo, disse o povo. Ele exortou os legisladores a pressionar os parceiros do flanco oriental da NATO a aprovarem a transferência de aviões que os pilotos ucranianos já estão treinados para voar.

Um emocionado Zelenskyy disse aos participantes na chamada, que contavam mais de 300, que poderia ser a última vez que o vissem vivo. Ele procurou ligar a guerra da Rússia contra a Ucrânia directamente à segurança europeia, observando que a Ucrânia tem 15 centrais nucleares, alegando que a continuação do derramamento de sangue poderia causar um desastre nuclear com ramificações para todo o continente.

"Isto tornar-se-á um problema da Europa" se os EUA e os países da NATO não tomarem medidas adicionais, disse Zelenskyy através de um tradutor, de acordo com duas das pessoas que participaram. Uma das fontes descreveu o apelo de Zelenskyy como uma mudança na forma como ele tem vindo a comunicar sobre a ameaça de catástrofe nuclear.

Mais tarde no apelo, Zelenskyy disse que as sanções dos EUA e da Europa - que já estropiaram efectivamente a economia da Rússia - deveriam visar especificamente os russos comuns, de acordo com três das pessoas que participaram. Ele disse que o povo russo precisa de sentir a dor das sanções, dado o quanto os ucranianos estão a sofrer e mencionou especificamente o corte de vistos e Mastercard aos russos, um passo que já foi posto em marcha.

Após o fim da reunião de Zoom, os legisladores elogiaram Zelenskyy e reiteraram alguns dos seus pedidos de assistência militar adicional.

"O Presidente Zelenskyy fez um apelo desesperado aos países da Europa de Leste para que forneçam aviões de fabrico russo à Ucrânia", disse o Líder da Maioria do Senado Chuck Schumer numa declaração. "Estes aviões são muito necessários". E farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar a administração a facilitar a sua transferência".

No comments:

Post a Comment