March 20, 2022

Oligarcas pretendem não viver em oligarquias




Se a Rússia é uma oligarquia, é evidente que atingir os oligarcas atinge a Rússia. Os oligarcas não são mercenários, são um grupo de amigos e correligionários que dirigem as maiores empresas e negócios de maneira leal ao líder e não aos clientes das empresas que deviam servir. Formam uma rede que mantém a população na ordem através do controlo das suas vidas práticas. A sua lealdade vem dos privilégios que lhes são concedidos mas vai mais além. Se perdem os bens e os privilégios, os oligarcas perdem o poder - este oligarca da entrevista tem todos os bens apreendidos e agora recebe um mesada do governo inglês de 2.500 libras. De cada vez que tem de gastar dinheiro extra em alguma coisa tem de fazer um pedido por escrito ao governo e esperar um ok. 

Portanto, a questão não está em esperar que os oligarcas supliquem ao chefe que páre a guerra, a questão está em que, quando os oligarcas perdem o seu poder e privilégios por causa dos erros do chefe voltam-se contra ele e o chefe é obrigado a mudar o regime de oligarquia para uma ditadura de suporte mercenário ou militar. Os mercenários não têm lealdade a um chefe e os militares não têm lealdade a líderes políticos ditatoriais. 
Como li algures, quanto mais os déspotas enchem as cadeias mais se esvaziam de poder real.
É por isso que os déspotas a certa altura se tornam isolados e paranóicos, sentados a mesas de 10 metros de comprimento e já nem comem ou bebem em público. É por saberem que já não têm um grupo de correligionários leais, mas apenas serventes a troco de dinheiro e terem de estar sempre alerta, à espera de Brutus.


Oligarch Sancionado Diz Que Não Tem influência em Putin



Numa entrevista exclusiva, Mikhail Fridman - um dos oligarcas originais da Rússia - diz que castigar bilionários como ele mostra incompreensão do poder na Rússia.

By Stephanie Baker

O que é claro para ele agora, diz ele, é que a UE não percebe como o poder realmente funciona na Rússia. Se o objectivo das sanções é motivar pessoas como ele a exercer pressão sobre Vladimir Putin, diz ele, isso é pior do que irrealista.

"Nunca estive em nenhuma empresa estatal ou posição estatal", diz Fridman. "Se as pessoas que estão no comando da UE acreditam que, devido às sanções, eu poderia abordar o Sr. Putin e dizer-lhe para parar a guerra, e isso funcionará, então receio que estejamos todos em grandes apuros. Isso significa que aqueles que estão a tomar esta decisão não compreendem nada sobre como a Rússia funciona. E isso é perigoso para o futuro".

No comments:

Post a Comment