March 15, 2022

O heroísmo dos ucranianos é difícil de ver




Uma após outra vão caindo as cidades, morrendo as pessoas, o território todo destruído e espera-os ainda o pior na capital. Sitiados por russos e mercenários chechenos e sírios, atacados no solo e pelo ar e sozinhos. O resto do mundo a ver e ninguém ir ajudá-los a defenderem-se. Isto é difícil de ver.
-------------------------

Ao aproximar-se a Batalha de #Kyiv, talvez valha a pena recordar sete princípios da guerra urbana no século XXI. 



1. À medida que as forças militares se contraem, elas convergirão sobre e nas cidades. É provável que as batalhas decisivas tenham lugar em áreas urbanas.

2. A batalha urbana concentrar-se-á em micro-cercos localizados no interior das cidades em torno de posições fortificadas. Os muros defensivos serão cruciais, marcando as linhas de batalha.

3. O espaço aéreo acima da cidade será parte integrante da luta. Uma arquitectura aérea será tão importante como a topografia física.

4. Será utilizado um poder de fogo maciço, por vezes preciso. O ar e a artilharia atingirão alvos profundos, próximos e directos.

5. As manobras serão substituídas por uma guerra de posição. O desgaste predominará. As operações de incursão e de retenção tornar-se-ão a norma.

6. Devido à falta de forças, os combatentes recorrerão a parceiros, procuradores, combatentes estrangeiros para aumentar a sua massa. A luta será politicamente complexa.

7. As operações de informação irão recrutar e dirigir-se às diásporas, apoiantes, audiências e agentes em todo o arquipélago urbano global. A batalha de Kyiv terá ressonância em todas as cidades europeias.



No comments:

Post a Comment