March 05, 2022

A táctica dos russos é destruir as cidades até que não seja possível a vida



Se transformarem a Ucrânia num deserto onde não seja possível a vida não têm que lutar contra ninguém, é só avançar. 

A Rússia está a entrar numa época de trevas, governada por déspotas assassinos.


"90% das casas estão danificadas": A táctica russa da Síria coloca cidades da Ucrânia em risco

Os residentes dizem que o bombardeamento de Schastia e Volnovakha é a vingança dos russos por os ucranianos fazer frente à "agressão russa

por Emma Graham-Harrison em Lviv e Isobel Koshiw em Kyiv


Schastia - fotografia de Stanislav Krasilnikov



A felicidade está em ruínas. Esta pequena cidade - Schastia em ucraniano - tem estado fora das manchetes desde que Moscovo levou a sua brutal guerra contra civis às maiores cidades do país. Mas é aqui, e na vizinha Volnovakha, que as tácticas ilegais de aterrorizar civis para fins militares, aperfeiçoadas na Síria e depois trazidas de volta para tão perto de casa, atingiram um ponto alto. 

Tem havido ataques terríveis a casas, escolas e hospitais em redor da Ucrânia. Mas os residentes de ambas as cidades dizem que a barragem de bombardeamentos, ataques de foguetes e ataques aéreos desde o início da guerra danificou ou destruiu quase todos os edifícios das suas cidades, uma devastação abrangente ainda inigualável noutros locais. 

Em Volnovakha, o ataque é ainda tão intenso que os cadáveres ficam por recolher, diz o deputado local Dmytro Lubinets. Os ucranianos ainda têm coragem suficiente para executar missões de salvamento e voltam apenas para os vivos.

Milhares deles estão encurralados em caves, com fracas reservas de comida e água, abrigando-se de um ataque aparentemente sem sentido a uma cidade Lubinets diz não ter defensores militares no seu centro. A linha de contacto fica a 20 km de distância, diz ele

"Nunca pára, a cada cinco minutos há uma aterragem de morteiros ou cartuchos de artilharia, alguns edifícios foram atingidos por múltiplos sistemas de foguetes", disse ele por telefone.

"Na cidade não há nenhum edifício que não tenha sofrido danos directos ou colaterais. Assim, alguns edifícios têm grandes destruições, outros são completamente destruídos até ao solo".

Na sexta-feira de manhã, os meios de comunicação ucranianos afirmaram que um avião de guerra russo bombardeou "zonas residenciais e infra-estruturas civis" na zona.

(...)

No comments:

Post a Comment