March 12, 2022

"A história de Dergunova é a história da Rússia moderna"

 


Проф. Преображенский - @prof_preobr


Olga_Dergunova

Ontem, a vice-presidente da VTB, Olga Dergunova, foi alvo de sanções.

Para a maioria das pessoas, esse nome não diz nada, mas o caminho de Dergunova é literalmente o caminho da Rússia nos últimos 30 anos.

O caminho para o abismo.

Em 1995 uma Dergunova muito jovem (30 anos de idade) tornou-se a chefe da Microsoft na Rússia. Para que conste, ela foi a primeira mulher no mundo a dirigir um escritório regional da Microsoft.

Dergunova não era uma empresária qualquer, era o rosto de um novo negócio russo. Ela fala sobre a importância da tecnologia moderna, da cooperação global e dos novos métodos de gestão.

Em 2004, o Wall Street Journal nomeou Dergunova uma das 10 mulheres de negócios mais bem sucedidas e influentes da Europa. No início dos anos 2000, ela foi uma das gestoras mais reconhecidas da Rússia.

Em 2012, Dergunova juntou-se ao governo como chefe da Agência Federal de Gestão Imobiliária. Todos ficaram entusiasmados: os gestores modernos trarão novos métodos de trabalho também às estruturas estatais e o país desenvolver-se-á ainda mais eficientemente.

Mas daí para a frente as coisas começaram a correu mal. A Dergunova não fez absolutamente nada em Rosimushchestvo [a Agência Federal de Gestão de Propriedade Estatal que é uma subdivisão do Ministério do Desenvolvimento Económico russo que gere a propriedade estatal federal da Rússia], já que são os amigos de Putin que estão encarregues dos bens do país. Eles próprios decidem qual o bem do Estado que irá para as mãos de quem. A Dergunova foi apenas um ecrã incolor durante 4 anos.

Em 2016, Dergunova deixou o governo para o VTB, um dos bancos mais vergonhosos do país, que só existe graças à amizade de Kostin com Putin. E lá perdeu-se de vez.

Em 2019, foi mesmo destituída do seu papel de supervisão sobre a unidade de TI do banco.

O FSB não precisa realmente de pessoas como a Dergunova.

Dergunova é o tipo de pessoa que compreende a criminalidade das actuais acções do regime e a sua desgraça para o país, mas mantém-se calada e continua a trabalhar como ecrã para os ladrões do FSB.

E é por isso que ela está sob sanções dos EUA.

Há 25 anos, a Dergunova criou um mercado de software legal num país onde 99% do software era pirateado. Ela e outros como ela estavam a desenvolver uma nova economia e a conduzir o país para uma civilização normal. Já passaram 25 anos. Vamos voltar ao software pirateado. A nossa economia está a voar para o abismo. A Dergunova está isolada, tal como todo o país. A história de Dergunova é a história da Rússia moderna.


No comments:

Post a Comment