February 21, 2022

Turquerie

 


Embora os mercadores europeus e os representantes de companhias vivessem em comunidades fechadas e contactassem pouco com os turcos em geral -mesmo nos negócios contratavam intermediários gregos, arménios ou judeus- não deixavam de influenciar, ao retornar aos países de origem, a percepção dos europeus acerca dos turcos. Nas roupas, por exemplo, que se tornaram um dos elementos mais importantes da turquerie

Também os diplomatas influenciaram a percepção dos europeus acerca dos otomanos. Ogier Ghiselin, senhor de Busbecq, embaixador imperial em Constantinopla,  de 1554 a 1562, não escondia a sua admiração pelos militares e administração otomanos: "Ninguém se distingue dos outros pelo nascimento e a honra é dada a todos conforme o seu dever cumprido". 

Busbecq ia acompanhado de um artista, Melchior Lorck, enviado pelo futuro Imperador Ferdinand I, o que não era inédito.


Sultão Süleyman por Melchior Lorck



Mulher da Nobreza turca



Nos primeiros tempos da Europa moderna, os veludos e damascos sumptuosos produzidos em Bursa e outras cidades do Médio Oriente eram usados para fazer trajes tantos seculares como eclesiásticos. A procura era tão grande que os tecelões de Veneza, Florença e Lucca começaram a imitar a produção e a adaptá-la ao mercado europeu. O próprio mercado Otomano importava as imitações europeias. Os tapetes eram tão valorizados que se usavam para cobrir mesas ou decorar as paredes. 

The Somerset House Conference, 1604, artista desconhecido


As cores fortes dos tapetes e os desenhos intrincados e complexos começaram a ser usados pelos artistas europeus nas suas composições cristãs de representação da Virgem com o Menino. No século XVII continuavam populares como se vê nesta pintura cuja mesa está coberta com uma carpete Ushak.

Hans Holbein the Younger usou um tapete deste no seu famoso retrato dos Embaixadores. 


A Europa estava tão fascinada com o vocabulário do design decorativo do Médio Oriente, especialmente o arabesco, que começou a aparecer em todo o lado: nos têxteis, nos metais, nos trabalhos em madeira, nas encadernações de livros. A técnica do papel marmorizado foi importada nessa altura. 

(do livro de Haydn Williams, Turquerie)




uma encadernação com papel martirizado




No comments:

Post a Comment