Este termo designa a visão que os europeus tinham, no século XVIII, do universo dos turcos Otomanos e as variadas formas em que essa visão se manifestou.
Consola (uma de um par) de um fabricante francês de 1780 - talha dourada e mármore
A turquerie é mais um reflexo do meio cultural europeu que o concebeu que uma representação do suposto objecto - dentro de certos limites, a turquerie podia ser aquilo que o artista quisesse.Embora o seu objectivo primeiro fosse o de provocar divertimento e deleite, por vezes tinha o carácter mais simbólico de enfatizar o status e a magnificência. A turquerie não é um estilo, mas um tema e foi em França que esse trema mais floresceu e durante mais tempo.
Depois da captura de Constantinopla pelos turcos Otomanos em 1453, a Europa entrou em choque. Para galvanizar a oposição, propagandistas trabalhavam no sentido de demonizar o «Turco» e, apesar do seu sucesso, não conseguiram matar a curiosidade dos europeus pelos conquistadores.
- Galeria dei Lavori, Florença
Uma edição italiana de, "Os Quatro Primeiros Livros de Navegações e Peregrinações Orientais" de Nicolas de Nicolay, publicada em Veneza em 1580 foi uma das fontes usadas por Jacobo Ligozzo para a série de aguarelas representando trajes do Império Otomano. Estes por sua vez inspiraram florentinos da Galeria dei Lavori, em Florença.
Embora as imagens fossem muitas vezes fantasiadas dado o acesso limitado dos europeus a certos níveis da sociedade Otomana, a sua influência foi considerável.
O grande medo do turco na Europa foi diminuindo depois do fracasso do cerco de Veneza em 1683. Consequentemente, o estereótipo do «Turco feroz» amenizou-se num ser mais amigável. Os europeus tornaram-se fascinados pelo mundo Otomano, em particular aquilo que Lady Mary Montagu chamou, "os refinamentos da voluptuosidade indolente". Obras literárias como as "Mil e Uma Noites", cujos primeiros volumes apareceram numa tradução francesa de 1704, alimentaram a ideia do «Oriente Encantado», da mesma maneira que os bailes de máscaras, as figurinhas de porcelana e as tendas de jardim. O mundo Otomano ser assim sugerido em vez de imitado era considerado uma virtude pois, como disse Carmontelle, " só os sonhos nos encantam".
No comments:
Post a Comment