February 26, 2022

A chatice dos factos - Porque é que Putin se ri




A ex-candidata do Partido dos Verde e Ecologia, agora ministra dos Negócios Estrangeiros alemã diz que não tiram a Rússia do sistema Swift porque importam o carvão da Rússia e se a Rússia não estiver no sistema não podem financiar a importação.


Baerbock: a exclusão rápida poderia atingir-nos "com muito mais força

Tendo em conta a guerra da Ucrânia, muitos países pedem que a Rússia seja excluída do sistema de pagamento; a Alemanha está a bloquear a mudança. A crítica a isto também vem de dentro das suas próprias fileiras. Agora a Ministra dos Negócios Estrangeiros pronunciou-se.

Segundo a Ministra dos Negócios Estrangeiros Annalena Baerbock, desligar a Rússia da rede de comunicação bancária Swift teria "danos colaterais massivos" - e poderia também pôr em perigo o fornecimento de energia da Alemanha. A política dos Verde disse na televisão ARD na sexta-feira que, no caso da Rússia ser excluída da Swift, as importações de energia também já não poderiam ser financiadas.

Baerbock disse a propósito do ataque russo à Ucrânia: "Tudo o que pudéssemos fazer para parar esta loucura, faríamos. Mas também temos de ver que não escolhemos instrumentos onde Putin acaba por se rir deles porque nos batem com muito mais força".

Cinquenta por cento das importações de carvão duro vêm da Rússia, disse Baerbock: "Se não tivermos este carvão, as centrais eléctricas a carvão na Alemanha não conseguirão continuar a funcionar". Ela disse que o governo estava a trabalhar a todo o vapor para encontrar alternativas, mas que não podia curar os erros do passado agora. "E, claro, temos a responsabilidade de assegurar que continuamos a ter um fornecimento estável de electricidade e calor na Alemanha".

9 comments:

  1. Ontem, 6feira, à noite na RTP 3 toda a situação de conflito foi muito bem explicada por um Major-General português, do qual, infelizmente, não me lembro do nome, e que demonstrou que os Americanos não são uns santos ( nem os Russos)...se o quiseres ouvir, basta andares para trás até às 21h e picos...vale muito a pena ouvi-lo!

    ReplyDelete
  2. Estás sempre a dizer que os americanos não são uns santos como se alguém defendesse que são... mas que interessa isso agora? Como os americanos não são santos viramo-nos contra eles e apoiamos a invasão da Ucrânia?

    ReplyDelete
  3. Eu não estou a apoiar a invasão, Beatriz! Eu não quero uma guerra na Europa. Ainda por cima com Russos que têm armas nucleares! Eu não estou a favor dos Russos! Mas não posso deixar de perceber que eles estão a defender a existência de uma Ucrânia neutral, que é o que ela deve ser! Assim, o conflito resolve-se.
    A Finlândia e a Suécia já fizeram declarações acerca da sua posição em relação à NATO. Não querem entrar.
    Na Ucrânia vivem muitas pessoas que são mais russas que ucranianas.
    Eu não quero saber da propaganda Ocidental sobre este assunto. Já conheço os seus argumentos.
    Não quero a guerra. Que fique isto bem claro! Mas percebo os motivos dos Russos.

    ReplyDelete
  4. E, sim, há muita gente a defender que os Americanos são uns santos. Ah,pois!

    ReplyDelete
  5. Em 2014 a Rússia invadiu e tomou a Crimeia quando na Ucrânia ninguém queria juntar-se à NATO. e Putin não está a 'defender' nada, está a atacar. Putin já disse várias vezes que o colapso da União Soviética foi a maior catástrofe geopolítica do Século XX.

    Tu defendes Putin e as suas intenções imperialistas e achas que devemos deixar sacrificar países inteiros como se isso fomentasse a paz!

    Há muito pouco tempo, nos Jogos Olímpicos de Inverno, a Rússia e a China fizeram uma declaração de inverter a ordem mundial e de propor regimes alternativos à democracia. É o que Putin está a fazer.

    Tu és contra o ditador Salazar e a favor do ditador Putin... eu sou contra os dois. E parece-me que pagaremos um preço muito grande se baixarmos a cabeça a Putin.

    quanto a esse militar que ontem falou: os estrategas da Europa, militares, políticos e outros, têm sido tão bons a analisar as situações que ainda não acertaram numa e estamos onde estamos...

    “You may not be interested in war, but war is interested in you.” (atribuído a Trotsky)

    ReplyDelete
  6. Eu não defendo a posição imperialista nem do Putin nem de ninguém. Eu não quero a guerra nuclear à minha porta! E agindo como estão a agir, é o que vai acontecer! E eu não quero isso! Period!

    ReplyDelete
  7. Ora é precisamente por isso que disse o Trotsky que eu os quero a negociar! Eu não quero morrer por causa da Rússia e da Ucrânia! Eles têm de se entender!

    ReplyDelete
  8. Ainda não reparaste que todos querem negociar e diplomacia excepto Putin?

    ReplyDelete