January 27, 2022

UNESCO - Não estão à altura das suas palavras

 


A UNESCO, neste breve apontamento diz que o Holocausto começou com palavras, que nos dias de hoje a internet e as redes sociais fazem uma propaganda devastadora, mas que a educação pode jogar um papel importante na prevenção de genocídios. Estas palavras pouco reflectidas -desde quando a educação previne genocídios?- não têm correspondência com os actos. A educação é, cada vez mais, encarada como um custo que divide os ricos dos pobres, um desinvestimento, um controlo de professores com agendas ideológicas e um reforço do darwinismo social. Porém, a UNESCO é cúmplice desta degradação da educação. Altos comissários da educação da UNESCO são cunhas saídas dos favoritismos políticos que ajudam na decadência da educação. Portanto, o Holocausto começou por palavras, dizem eles, mas é o que fazem também. Não lutam por uma educação livre e de igual oportunidades.

Vimos na campanha das nossas legislativas que não há um único partido que perceba alguma coisa dos problemas da educação e que tenho uma estratégia para a educação: uns querem cheques para fazer mais colégios privados outros querem infantilizar mais os professores pondo-os a fazer caderninhos com lacinhos para mostrar a júris como se fossem crianças que se portam mal.

Esta semana vi um filme alemão de 2017 chamado, Godless Youth (na tradução inglesa). O filme é acerca da educação dos dias de hoje, dividida em escolas de elite e escolas do povo, como é que são 'escolhidos' os alunos e os professores das escolas de elite e as suas consequências. O filme exagera para fazer passar o seu ponto de vista de que estamos a criar gerações de miúdos extremamente solitários, excessivamente competitivos, extremamente egoístas embora com uma linguagem permanente (hipócrita) de ajuda e cooperação que dão origem a pessoas sem consciência, de um lado, e marginais, de outro.

Todos os que falam sobre os efeitos benéficos da educação podiam calar-se, se não estão dispostos a investir nessa ideia. Na educação é muito difícil construir, leva muito tempo, mas é muito fácil estragar.

--------------------------

L'Holocauste a commencé par des mots. À l’heure d’Internet et des réseaux sociaux, le pouvoir de la propagande est plus dévastateur que jamais. Mais l'éducation et la connaissance peuvent jouer un rôle essentiel dans la prévention des génocides. Aujourd'hui, le 27 Janvier, marque la Journée internationale de commémoration en mémoire des victimes de l’Holocauste.
Pour en savoir plus
: http://on.unesco.org/2MxSvON #MémoireDeLHolocauste



No comments:

Post a Comment