January 29, 2022

Qual é um problema de adulto para o qual ninguém o preparou?

 


Um utilizador do Reddit postou esta questão (What's an adult problem that nobody prepared you for?) e há respostas interessantes. A maioria tem que ver com aquilo que Sartre tão bem explicitou, quando disse, "O homem está condenado a ser livre", i.é., ter que escolher e construir o seu próprio caminho.


Algumas respostas:

Eu era um bocado mimado quando era criança, havia sempre alguém para me ajudar nos momentos difíceis, e para me guiar quando não sabia o que estava a fazer. Agora que estou por minha conta, sinto-me perdido e totalmente desamparado. (uegofella12)

Não tenho qualquer estrutura de apoio emocional ou mental como adulto. Em criança, se tinha problemas, tinha uma estrutura de apoio sólida para me ajudar a lidar com eles. Ninguém nos prepara para quando se é adulto. Quando estás stressado ao ponto de teres dores de cabeça constantes, irritabilidade e problemas de sono, a quem te diriges? (Lost-in-costco)

Andar na escola era muito melhor que trabalhar num emprego que odeias. (s1ravarice)

E mesmo as coisas de que gostava quando era criança agora são stressantes. Costumava gostar das férias, mas agora as férias significam  ter de planear, sair e comprar presentes para todos, depois ninguém sabe o que quer e tudo tem de ser embrulhado. Depois tem de estar em casa deste e daquele a certa hora, ou tens de limpar tudo e cozinhar tudo porque todos vêm a tua casa. Já não é apenas 'Ei, posso ver os meus primos e receber presentes', é "oh Deus, todos vêm e ainda tenho 50 coisas para fazer". Se queres ir de férias, bem, já não vais só de viagem, tens de planear e tens de pagar por tudo. (scarletnightingale)

Decidir onde viver, o que fazer, como lidar com a carreira, pagar a hipoteca, lidar com os impostos, lidar com as crianças, etc.... parecia fácil quando eu era jovem, mas não é. (UserRetrieveFailure)

A mortalidade e o sentido da vida pesam muito. (wot_in_ternation)

É uma loucura como o stress diário se acumula aos poucos. Ter de ir trabalhar, problemas no trabalho, pagamentos e problemas com o carro, limpeza, problemas financeiros, etc. E nem sequer se dá conta do quanto todos esses pequenos factores de stress podem afectar, podem fazer com que o cabelo fique mais fino, trazer alguns problemas de saúde. Comecei recentemente a desenvolver um pouco de gaguez.

Depressão, calvície, caspa e zero amigos (karmagod13000)

Até tem de se agendar tempo para o divertimento! Ter dois filhos, trabalhar a tempo inteiro e por vezes passar um ano inteiro e a certa altura pensar, "huh, não me lembro da última vez que fiz algo divertido que não envolvesse pipocas e Netflix". Se não o agendares e se não o reservares, o tempo ele é levado, pouco a pouco, pelas pequenas obrigações mundanas. (deleted)

Ninguém o prepara realmente para o facto de que irá inevitavelmente perder amigos, ganhar peso, ter dificuldades com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, etc. (lenerz)

Ter uma direcção clara. Até à universidade, é-nos dito praticamente o que fazer e como fazê-lo. Quando se sai da escola, a trabalhar durante alguns anos, percebe-se que a sociedade deixa de nos dizer o que fazer, o que pode ser libertador, mas também pode ser aterrador. (readycent)

A constante preocupação com todas as merdices. Na faculdade eu tinha boas notas e a ideia estúpida de que tudo ia correr bem, só tinha de ser fixe para as pessoas, trabalhar arduamente e, apesar de alguns problemas, havia de conseguir fazer as coisas. Que se lixe isso. A vida profissional adulta deu-me uma sensação constante de colapso iminente. Depois, a partir do momento em que se tem um bebé, essa sensação aumentou 10 vezes. Esse medo de: "Não posso falhar ou o meu bebé morrerá à fome". (gordito_delgado)

Cuidar dos pais quando perdem a sua independência. (Alexis_Brooke)

O longo labirinto.
Parecia que quando eu era jovem havia sempre um período de férias no horizonte e não houve qualquer desvio em relação a isso. Agora que sou adulto, muitas vezes não sei quando serão as minhas próximas férias. Vou para o trabalho, dia após dia, sem fim à vista. Quando eu estava na escola, havia sempre uma meta à distância. O fim da escola. O início de um novo capítulo. Não existe tal fim agora. Ou não há maneira de o ver. Posso estar a fazer o mesmo trabalho durante os próximos 70 anos. Não faço a menor ideia. Já não consigo ver o fim e tenho de continuar até morrer. (notmyrealname)

Quanto custa ver os cheques do salário depois de impostos. 
Quando já não vês os pais frequentemente e a cada visita eles estão visivelmente mais velhos. (jenesaipas)

Um problema de adulto para o qual ninguém me preparou? Filhos. Lidar com as crianças. (anónimo)

Eu sei que pode parecer ingénuo, mas para mim foi perceber que há pessoas más. Não estava preparado para isso. Há por aí algumas pessoas más que podem parecer normais, mas uma vez que se vê através delas, são como vampiros, ou uma forma de demónio. (guyhabit)

A solidão (anónimo)


Quando acabas  de cuidar dos filhos, os pais começarem a precisar de cuidados. (0x2639)

Decidir o que comer todos os dias (catch10110)

Perceber que a maioria dos médicos não faz ideia do que raio se passa com o nosso corpo e como arranjá-lo. (soll-3213)




1 comment:

  1. Opá, identifico-me com tantos destes depoimentos que já fiquei deprimida 😟

    ReplyDelete