January 09, 2022

Pequenos gestos de auto-construção

 


Fazer uma visita cultural uma vez por semana: ir ver um monumento, uma galeria de arte, um ballet, assistir à leitura de um capítulo de um livro, visitar uma biblioteca, comprar o cartão de uma biblioteca e ir lá buscar livros, ou até ir ver um pôr-do-sol ou nascer-do-sol de um sítio que proporcione uma experiência estética do belo. Tendo filhos, pode-se visitar uma estátua da cidade: pesquisar sobre a pessoa ou o evento celebrado na escultura. Visitar a casa de alguém histórico ou de um acontecimento histórico. Pode-se fazer uma visita a um estilo: por exemplo, ir ver um monumento, igreja, praça, pintura, etc., do barroco ou do classicismo ou do cubismo. De cada vez que se for a um museu, galeria, etc. comprar qualquer coisa na loja nem que seja um lápis, para ajudar a cultura. Se se for a um concerto, comprar o programa, mesmo conhecendo a peça de fio a pavio, para ajudar a cultura. Seja um agente cultural. Quando se quiser comprar um presente a alguém, oferecer entradas para um evento cultural. Tendo filhos e tendo dinheiro, compre-se um quadro para pôr na parede do quarto dos filhos, se não se tem dinheiro para isso, compre-se um bom poster de uma obra de arte e pendure-se no quarto do filho/a mesmo que as paredes já tenham posters de ídolos. Ou pendurar na sala-de-jantar, na cozinha, na sala, etc. O hábito de se familiarizar com obras de arte desenvolve a sensibilidade estética, o bom gosto e o interesse pela cultura. Quando era adolescente, no quarto de uma das minhas irmãs havia um quadro da Vieira da Silva. Discutíamos muito o quadro, porque o título do quadro indicava uma paisagem perto de Montemor, mas a nós parecia-nos uma vaca :)

4 comments:

  1. Excelentes ideias! Boa, Beatriz!

    ReplyDelete
  2. Pois, e eu não vou contigo porque tenho medo do Covid 😥

    ReplyDelete
  3. Uma pessoa toma o máximo de cuidados que pode, tendo em conta a situação, o seu estado de saúde, a protecção que pode ter, os cuidados dos sítios onde escolhe ir, etc., mas não pode ser completamente reclusa e deixar de viver.
    Vou para as aulas sempre com apreensão porque estamos ali 30 dentro de uma sala... tomo o máximo cuidado que posso e controlo o cuidado dos alunos... que se pode fazer...?

    ReplyDelete