January 10, 2022

O debate de hoje entre PSD e IL foi interessante

 


Discutiram-se e esclareceram-se opções políticas, financeiras e económicas. A IL quer privatizar tudo. Essa política é assustadora para quem é pobre. Quem é pobre não tem escolha porque não tem dinheiro. Não tem apoio social, não tem nada. A IL não quer um serviço público de qualidade, quer todos os serviços privados. Não acredita em serviços públicos. Não estou nada de acordo com isto. E só fala em isto ser mais caro e aquilo mais barato. E fala na educação ser toda um mau serviço o que é falso.

Faz-me lembrar a página do The Economist do FB que tem um post em que pergunta, 'o que dá mais lucro, fez crescer mais e inovar mais: a democracia ou a ditadura?', como se essa questão fosse pertinente, quer dizer, vender a democracia a troco de lucro, que será sempre de alguns.

Este debate esclareceu-me relativamente a algumas dúvidas que tinha e ajudou-me a estreirar as opções.

A IL tem uma visão dogmática simplista da natureza humana e da sociedade. Como é que alguém pode acreditar e com que fundamentos, que 700 mil funcionários públicos são todos maus profissionais, maus trabalhadores e incompetentes? Tudo no mesmo saco e depois, por milagre privatizava-se tudo e essas pessoas iam trabalhar para o privado e de repente tornavam-se competentes, sérias, trabalhadoras... isto é infantil. E vejamos, o próprio JCF está a candidatar-se à função pública pois ser governante é ser funcionário público. Ahh mas espera lá: todos os funcionários públicos são maus, excepto ele e os correligionários da IL que são ungidos? Isto é infantil. Como é que pode pensar que o trabalho de um colégio privado onde andam os filhos dele (não interessa que sejam mesmo dele, é das pessoas como ele) e o trabalho de uma escola pública onde andam os filhos dos trolhas das obras sejam comparáveis em termos de resultados de exames? É não ter nenhuma noção de sociologia, de antropologia, de psicologia, de história... nada. É ser ignorante.

O dogma deles é o darwinismo social: eles acreditam que onde há competição os funcionários melhoram sempre. Isto é um dogma. Pessoalmente não estou de acordo. Existem trabalhos que são de competição e existem trabalhos que não são de competição. E nem todas as pessoas são competitivas no trabalho, nem ser competitivo é igual a ser melhor. Não tenho uma visão da sociedade como tudo sendo um negócio como a IL pretende. Nem tudo é um negócio de lucros e de ganhar e perder. Essa visão aprece-me redutora e pobre.

Eu tenho horror à incompetência e à ignorância dogmática porque é sempre simplista e, portanto,  nivela por baixo. A IL parece-me dogmática.


6 comments:

  1. Brilhante argumentação! É, por isso, que o PS vai voltar a ganhar. A IL é como a descreveu; o CDS não sabe se ainda respira; o Chega é uma coisa indefinida; o PSD, em matéria de Educação, é atroz na maioria das propostas; os dois radicais de esquerdas... adiante.

    O que resta? O Costa, que nos está a levar direitinhos para a bancarrota, vai subir impostos e cortar naass pensões.

    E é isto.

    ReplyDelete
  2. Não creio que o Costa vá ganhar e espero que não ganhe. Alguns pequenos partidos estão a subir muito.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talvez o Costa ganhe, mas nunca com maioria absoluta, o que transformará a sua vitória numa vitória de Pirro, pois o que ele quer é ou uma maioria absoluta ou baldar-se para um tacho no estrangeiro. Se Rio ganhar, não acredito que haja maioria de direita no parlamento que lhe permita governar com alguma tranquilidade. Nesse caso, no PS sai Costa e entra o Pedro Nuno Santos (que pesadelo...) é é uma questão de tempo para um putativo governo de Rio ir ao fundo. Em qualquer dos cenários que prevejo que saiam destas eleições, parece-me que voltaremos a elas (às eleições) muito em breve. Em resumo estamos metidos num bom "molho de bróculos". Instabilidade governativa caseira e um cenário internacional adverso para as maiores debilidades do país -dívida pública, inflação, aumentos dos juros e consequente aumentos dos custos da dívida. Resta-me a esperança de eu ser um péssimo futurologista, mas que me parece que vamos a caminho do buraco, isso parece-me.

      Delete
  3. "Alguns pequenos partidos estão a subir muito."
    Só o Chega.

    ReplyDelete
  4. Há a possibilidade de Costa não ganhar e a direita ter maioria na AR. O PCP já está em decadência e como não aparece nos debates...

    ReplyDelete