January 26, 2022

Diário de bordo

 


Hoje a aula, numa das turmas, foi diferente. É uma turma onde a maioria dos alunos tem sempre algo a dizer 🙂 e todos gostam de perguntar e de discutir. Um dos alunos, já não sei a propósito de quê disse que tinha andado a ler sobre os estóicos e gostava da perspectivas deles sobre a vida [portanto, anda a pensar no sentido da vida]. Ninguém na turma sabia quem eram os estóicos e ele explicou o que tinha lido sobre o que eles pensavam ser o sentido da vida. Isso deu alguma discussão. Depois perguntou-se se eu era estóica e disse-lhe que não - quis saber porquê. A seguir pergunta-me qual é, então, o sentido da vida. Disse-lhe que não é algo que uma pessoa possa ditar para as outras, que cada um tem que construir o seu sentido e que a Filosofia pode ser uma grande ajuda nisso. Diz uma, 'tenho tempo de pensar nisso'. Contei-lhe o caso do meu ex-aluno que faleceu há menos de um mês devido a uma cena que alguém lhe pôs na bebida. Ficaram calados. Depois um diz que gostava de morrer atropelado porque é poético. LOL Fartei-me de rir. É claro que lhe disse que não há poesia nenhuma em morrer atropelado. É um sofrimento horrível. 'Mas é poético, dizia ele, deixamos a vida conscientes de que é tudo um sofrimento. [bem...]O que eu gostava mesmo era de não morrer, diz outro. Pois, digo, eu, lamento desiludir, mas isso... not gonna happen de maneira que o melhor é começar a pensar na direcção que quer dar à sua vida. Diz outro, 'pensar? O meu lema é mesmo não pensar muito e fazer as coisas com boa disposição, com os amigos'. —Ah, isso de se ter boa disposição na vida geralmente requer uma muita experiência e boa dose de pensamento, digo eu, mas pode tornar-se um epicurista. 'Epicurista? Isso é o quê? Explique, explique'  🙂 Estes miúdos são muito vivos e têm muito potencial humano.


No comments:

Post a Comment