Estes debates, rápidos e curtinhos como twitts, estão a ser feitos como um jogo e no fim os comentadores só querem saber quem ganhou e quem perdeu e quem se vai amigar a quem e não quem tem ideias para o país. Quem deve gostar destes debates é o SE da educação: uma superficialidade pouco exigente e no fim passam todos.
---------------------
Dia 2 - Esquecei-me de ver o 1º debate, entre o PS e o Livre mas estou a ver a Catarina Martins e o Ventura.
Estão os dois a atacar-se e a despejar demagogia. Sem o mínimo respeito um pelo outro:
- CM passa o tempo a citar o Papa com ar beato e chama a Ventura, 'a extrema direita'.
- AV diz que a CM é uma mentirosa mas como é boa atriz as mentiras vão passando.
Isto foi péssimo.
- AV diz que a CM é uma mentirosa mas como é boa atriz as mentiras vão passando.
Isto foi péssimo.
----------------------
Dia 3
RR e AV
AV - "Rui Rio não tem que gostar de mim. Isto não é o programa quem quer namorar com o agricultor" 😅 De resto está sempre a armar-se em vítima. Muita demagogia.
RR - Rui Rio apela ao voto útil. Não se deixou endrominar pelo AV que o tentou embaraçar como fez à CM.
Praticamente só falaram de possíveis coligações e andam à volta sempre da mesma questão.
Os debates têm pouco tempo e andam todos a falar a 500 à hora e mesmo assim não têm tempo de explicar as questões ou de entrar a sério num tema. A Clara de Sousa também não se deixa endrominar por ele, o que não é fácil porque ele fala por cima de toda a gente.
-------------------------------
Dia 4
Não sabia do debate entre o BE e o Livre que queria ter visto, dado que um abandonou o outro... paciência. Vê-se os seguintes. Agora que ligo para os canais Portuguese para ver os debates, lembro-me porque deixei de ver os canais portugueses: horas de publicidade insuportável e programas idiotas a toda a hora.
PS e PCP
PCP - lá estão outra vez a falar de coligações. Os partidos políticos deviam esclarecer isso porque todos os debates são sobre essa porcaria e não falam de mais nada. O JS fala a 5km à hora e não vai ter tempo de dizer coisa alguma.
PS - Costa começa por culpar os outros das suas insuficiências políticas e diz que quer estabilidade para resolver os problemas do país. A questão é que teve 6 anos de estabilidade e deixou os serviços essenciais da república na maior das instabilidades e dificuldades. Agora diz que se não lhe chumbassem o orçamento estávamos todos ricos. LOL Não há pachorra para quem não nos leva a sério.
O entrevistador faz a vontade a Costa e repete a pergunta parva dele a JS: porque é que chumbaram o OE? Que interessa isso agora? Só interessa a Costa para não ter que falar do que não fez nestes 6 anos.
E o entrevistador continua com a conversa do OE... está combinado com o primeiro-ministro para lhe fazer perguntas-frete?
Costa engonha, engonha... já está a dizer outra vez que aumentou o salário mínimo. Somos o pais onde todos, excepto meia dúzia ganham o salário mínimo. E agora diz que não aceita acusações.
Epá, Jerónimo, acusa-o de qualquer coisa, por favor, só para ver o que ele faz.
E o entrevistador volta à conversa das coligações. Chiça! É muito mau.
Costa volta ao salário mínimo. Já falaram disso 10 minutos. Costa não está a falar com convicção. Nem ele acredita no que diz. Agora é que ele ia fazer tudo. Parece os alunos que passam o teste a olhar para o ar e quando toca à saída e lhes tiramos o teste dizem que era agora que iam tirar o 20.
Olha, olha, agora de repente acha um escândalo os professores contratados. LOL Epá, isto é só rir...
O entrevistador volta a perguntar ao JS se quer negociar com o PS: Não fala noutra coisa. Agora pergunta o mesmo ao AC. Muito mau.
E com esta conversinha de treta acabou o tempo e ficámos na mesma.
Mais um debate inútil, com a particularidade deste ser completamente secante.
-------------
Interregno: está uma comentadora na SIC Notícias a inventar que Costa deixou mensagens aos desesperançados e disse isso e aquilo e mais não sei quê... alguém ouviu o debate a dar baixa na garrafeira... quem não tivesse ouvido o debate pensaria que tinha havido uma conversa sobre qualquer coisa. É prima dele?? Patético. Quem será esta? Nunca põem o nome das pessoas como se fossem o Silva dos plásticos... a mulher está a apelar ao voto à esquerda à descarada.
-------------
CDS e PAN
CDS - O FS está a discutir os temas do PAN mas ao menos sempre estão a discutir opções políticas na área da agricultura em vez de falarem só inutilmente de geringonças.
PAN - Finalmente discute-se qualquer coisa do ambiente e de medidas concretas nessa área.
A questão das touradas foi discutida de modo interessante, mas o entrevistador também só quer falar de acordos políticos. Chiça! Isto já enjoa.
O FS não se cala...
Isto foi caótico.
-----------
dia 5
IL e CDS - este formato de debates de cada um falar só 10 minutos, tipo twitter versão TV, só serve para falarem a 500 km/h para ter tempo de dizer qualquer coisa, sendo que metade do tempo é passado a falar de possíveis coligações.
--------------
PSD e BE
PSD - Estão há 5 minutos a falar da cena da pena de morte do outro debate. Que atraso de vida de país...
BE - A CM diz que a prisão perpétua é selvajaria LOL e que a Constituição da República nunca mudará LOL - que demagogia...
A Clara de Sousa tenta pôr o debate na discussão das opções políticas e dos modelos de governação, mas a tentação dos chavões pela CM é muito grande.
Este debate está a ter discussão de opções políticas e entrou na discussão de estratégias. A CM está por dentro do dossier do SNS e fala com acerto.
Este debate foi bom. Discutiram-se temas, houve contraditório e civilidade. A CM esteve de menos a mais e acabou muito bem. Tenho melhorado a minha opinião do Rui Rio.
E a Clara de Sousa é de longe a melhor mediadora dos debates que vi até agora.
-------------------
Os comentadores da CNN não viram o mesmo debate que eu.
------------------
Chega e Livre
Chega - O Ventura tem uma maneira de dizer as demagogias que é cómica - se o Rui Tavares que um rendimento universal é porque quer que Sócrates esteja a receber um salário agora mesmo sem fazer nada. Ahah Ventura fala nas 'nossas colónias' Ahah está noutro século. O Ventura para o Tavares: 'os partidos que você frequenta' como se o PS fosse uma casa de má fama. Ahah. o slogan dele desta noite é, 'os Sócrates e os Salgados desta vida' LOL 'Uma mãe Nepalesa enganou-se, queria ir para Espanha e veio parar a Portugal. Segundo Tavares já devia ser portuguesa' LOLLLOOL
Livre - O Tavares foi buscar o programa do Chega que é pior que um mau trabalho de um aluno do secundário: 9 páginazinhas Ahahah esteve bem LOL O problema de Tavares é que o seu currículo é no PE e não aqui no país e quem é que sabe ou quer saber do que ele faz na Europa? Tavares hoje conseguiu pôr Ventura a mostrar-se como um buffoon que é.
Este debate foi, como todos os debates em que entra Ventura, cheio de comicidade.
Este jornalista moderador que não conheço e é novo, de idade também, não se deixou abafar pelo Ventura.
---------------------
dia 6
PS e Chega
AC - atira a Ventura o tema da vacinação, que é uma bandeira sua, mas Ventura não se deixou acabrunhar e Costa está com um ar de caixão à cova. Costa acusa Ventura de ter mudado de emprego para aconselhar os outros a fugir ao fisco... demagogia. Costa diz que os rendimentos têm aumentado LOL só se são os dele e dos amigos... Ventura está sempre a falar contra os políticos mas está sempre a candidatar-se a cargos LOL Costa vem falar de corrupção o que é um auto-golo...
AV - É fácil a Ventura fazer mossa ao PS: é que o governo de Costa tem muitos telhados de vidro no clientelismo, na carga de impostos, etc. Ele fala-lhe dos 400 mil novos pobres, por exemplo. Ventura vem com uma fotografia de Costa de mão dada com Sócrates LOL É por isso que não o suportam. LOL
A conversa está a entornar-se porque Ventura irrita qualquer um LOL
Isto foi um ataque mútuo, nenhuma ideia se discutiu e está em estado caótico.
Costa recusa-se a dizer o que faz se não ganhar. Isto não é sério.
O entrevistador tenta calar Ventura quando tem menos 2 minutos que Costa... é um freteiro...
Isto foi mau.
--------------------
Costa vem agora acabar o debate sozinho, à porta da estação. Está a pseudo-responder em directo ao que não foi capaz de responder no debate. Disse mal de Ventura, chamou-lhe nomes,. Agora passou a Rui Rio. Isto é tempo de antena de borla. Já lá vão 4 minutos de campanha às escondidas do outro candidato. Agora voltou a atacar Ventura, mas na cara dele não foi capaz de o calar. Isto não se faz. E continua... agora foi-se embora e o jornalista acusa Ventura de não se querer vacinar. Isto é desonroso. É o vale-tudo.
Está uma comentadora na RTP3 que deve ter ouvido o debate enquanto dava baixa à garrafeira da estação...
Outro na CNN diz que Costa passou uma imagem de estadista... também andou nos copos... só diz asneiras. Não sei quem é mas já percebi que é do PS. Total falta de objectividade. Os outros também só falam mal de Ventura. Não fazem análise nenhuma. É fácil dizer mal de Ventura... é o mais fácil, mas só sabem fazer isso. Parece quem têm medo que, não dizendo mal de Ventura, sejam acusados de ser da direita radical.
Na SIC Notícias analisam mesmo o debate. Têm posições diferentes mas raciocinam.
----------------------
BE e IL
IL - começaram pelo tema dos impostos. Ainda não têm programa... eles defendem uma taxa única de impostos. Não percebo como isso pode trazer justiça social. JCF responde bem às acusações sobre as votações acerca da pandemia. No SNS ele tem razão: como não querem reformar o SNS, os privados estão cada vez mais fortes. Educação: JCF despreza o tema da educação e diz que prefere falar de economia. Para mim isto arruma este partido na questão das legislativas. Não voto em ninguém que despreze a educação e perpetue a ignorância e as malfeitorias na educação.
BE - Querem mais dois escalões no IRS. Não percebo deste assunto o suficiente para dizer que é bom ou mau. Era preciso que explicarem os méritos das propostas e não há aqui tempo para isso. A CM mudou de rumo e está a usar a pandemia para atacar a IL. Falou nos mortos como se fossem da responsabilidade da IL... isto não é sério. CM fala em que têm trabalhado incansavelmente para melhorar o SNS - bem, então têm trabalhado mal, porque o sistema está nas lonas. Fala em gastar mais, o que está bem, mas não fala na gestão dos hospitais que é catastrófica. Catastrófica. Educação: CM diz que a IL quer implementar os empréstimos bancários para os os estudantes universitários. Não sei se isto é verdade, mas se é, é catastrófico. Como ela diz, primeiro endividam-se para estudar, depois escravizam-se para pagar uma renda...
Foi um debate onde se discutiram ideias com civilidade.
Gostei da jornalista deste debate.
Falar por cima de toda a gente é,geralmente, sinal de que se quer endrominar alguém...
ReplyDeleteSe o Ventura se limitasse a ser o atirador furtivo... mas não, quer tacho rapidamente. O resto é lixo político. Ele, pelo menos, faz barulho, faz tremer o estado da arte, a modorra instalada na AE e nos "mérdia".
ReplyDeleteTachos querem eles todos... Ele só faz tremer porque o governo tem muitos buracos fundos e a AR não quer abdicar dos privilégios. Se o PS tivesse feito o que prometeu Ventura não tinha público.
ReplyDelete