December 25, 2021

Tradições do Natal - contos infantis




As Meias e os sapatinhos de Natal

Donald E. Dossey, Folclore das Férias, Fobias e Diversão
Reza a lenda que um nobre que perdeu a esposa após uma longa e dolorosa doença. O viúvo foi deixado a criar as suas três filhas sozinho e perdeu o dinheiro devido a maus investimentos.
Na altura, as mulheres sem dote não podiam casar e o pai empobrecido tinha receio do futuro das filhas.

"Um antigo monge chamado Sinter Klaus, que também era conhecido como São Nicolau ouviu falar da difícil situação da família e decidiu ajudá-los discretamente.
Para salvar as meninas de uma provável vida de prostituição, como acontecia a muitas raparigas sem dote para casar, o bom Bispo Nicholas deixou cair pela chaminé, na noite de Natal, sacos com ouro para elas, um de cada vez. O terceiro saco caiu dentro de uma meia que estava pendurada à chaminé para secar". (Donald E. Dossey)

Segundo a lenda, o pai apanhou São Nicolau os presentes uma noite enquanto o resto da casa dormia. São Nicolau implorou-lhe que não contasse a ninguém, mas a notícia do acto de compaixão do bispo espalhou-se rapidamente.

A história termina com as três filhas encontrando maridos, casando-se e vivendo felizes para sempre. De facto, elas estavam tão bem que podiam dar-se ao luxo de sustentar o seu pai, que também viveu feliz para sempre.

Quanto a São Nicolau, ele foi mais tarde ungido como santo padroeiro das crianças pelos seus actos bondosos e generosos e serve de inspiração para o São Nicolau dos tempos modernos.

Desde então tornou-se costume deixar uma meia ou um sapato à chaminé para as ofertas de São Nicolau.

No comments:

Post a Comment