October 14, 2021

O Pensador e a Mulher Sentada

 



A cultura Hamangia é uma cultura neolítica tardia no norte dos Balcãs, cuja evolução começou durante a segunda metade do sexto milénio a.C. É desenvolvida em Dobrogea, a sudeste de Muntenia e a nordeste da Bulgária. Desapareceu no quinto milénio a.C., quando a migração trouxe uma nova cultura para a região entre os Balcãs e os Carphatianos.

Uma das grandes obras de arte do final da Idade da Pedra, uma extraordinária estatueta, conhecida como "O Pensador" foi desenterrada em 1956, juntamente com uma estatueta semelhante de uma figura feminina, conhecida como "A mulher sentada", e outras figuras semelhantes, embora sem cabeça - durante a escavação arqueológica do povoado neolítico e dos escombros funerários na região do baixo Danúbio, perto de Cernavoda, na Roménia.



Criado durante a cultura Hamangia, acredita-se que "O Pensador" é a mais antiga escultura pré-histórica conhecida que reflecte a introspecção humana, em vez das preocupações artísticas habituais da caça ou da fertilidade. Como resultado, tornou-se uma figura escultórica icónica da arte pré-histórica. Actualmente está no Museu Nacional de História da Roménia em Bucareste.

O homem está sentado num pequeno banco. É uma das mais antigas representações de mobiliário da história.  
"O Pensador" revela uma série de interessantes e importantes relações matemáticas devido ao seu parâmetro de altura - 113 mm, que não é nada aleatório e 355 mm - o círculo circunferencial em que é subscrito, pois estes valores são únicos dentro do perímetro matemático, sendo os únicos números inteiros cuja proporção é "Pi" em si, com uma imprecisão de apenas 3 décimos de milionésimo de milionésimo. 

O Pensador está sentado ao lado da "Mulher Sentada". 

Ele está 'perdido' dentro de si e ela 'perdida' num qualquer céu - ambos numa concentração ao mesmo tempo introspectiva e de deslumbramento. O escultor apanhou neles, o 'humano' universal.





No comments:

Post a Comment